Você conhece os benefícios que o açafrão pode lhe proporcionar?

de Julia Moretto 0

O açafrão já foi um alimento que não saía do armário de casa devido a seu sabor, no entanto, ele está sendo trocado pelos novos superalimentos que dizem curar tudo, desde azia até intoxicação alimentar. Em países como a Índia, porém, esse alimento ainda é consumido em grande quantidade.

Um estudo norte-americano sobre a curcumina, um ingrediente um ativo do açafrão, mostrou queda da progressão do câncer de mama em camundongos. Outras análises mostraram que ele pode ajudar a destruir as placas que se formam no cérebro associada ao Alzheimer. Com base nesses resultados, cientistas da University College London resolveram avaliar os benefícios que o açafrão pode proporcionar à saúde.

Segundo o professor Martin Widschwendter, este teste analisa os entornos dos genes. O invólucro é feito de três componentes, uma combinação complexa de substâncias químicas que se comporta como um software dos genes, dizendo-lhes o que fazer. “Esta ‘embalagem’ regula a quantidade de trabalho que um gene faz“, diz ele.

O ensaio examina as mudanças na embalagem, conhecidas como metilação, que nos permite prever o risco de certas doenças, dependendo de quais genes forem afetados”, explica Martin. Em outras palavras, esta embalagem é como um interruptor que vira para cima ou para baixo, podendo indicar se há risco de uma doença. 

Os cientistas recrutaram 100 voluntários, com idade de 40 a 50 anos, que não utilizavam açafrão em sua dieta. A experiência durou seis semanas. As pessoas foram divididas em três grupos: para um terço seria dada uma cápsula contendo 3,2 mg de açafrão (cerca de 1 colher de chá), outra parte recebeu uma cápsula de placebo e o restante seria convidado a incluir 1 colher de chá de açafrão na sua dieta todos os dias.

Os voluntários realizaram um exame de sangue antes e depois do experimento. Para verificar a metilação dos genes, um novo teste desenvolvido pela Universidade de Newcastle foi usado, visando analisar quão bem suas células sanguíneas estavam resistindo à inflamação.

O resultado traria uma ideia do estado do sistema imune dos voluntários. Após seis semanas, todos tiveram uma ligeira redução do número de suas células imunes. Os especialistas pensaram que poderia ser devido a algo simples, como o tempo mais quente, pois isso pode causar alterações no sistema imunológico (queimaduras solares, por exemplo, podem pressioná-lo).

Por outro lado, o que estava acontecendo com seus genes indicou resultados muito diferentes. Aqueles que tomaram o placebo não tiveram mudança, assim como os que tomaram o suplemento de açafrão. No entanto, os voluntários que tinham consumido açafrão tiverem mudanças significativas. “Pudemos ver as mudanças em genes associados ao câncer, depressão, alergias e asma“, comenta o professor.

Essa mudança foi notada no sangue dos pacientes. “Os resultados foram fascinantes. Nós mostramos que o açafrão é capaz de redefinir componentes importantes de software do nosso gene”, completa.

Mas por que pode açafrão tem tais benefícios?

Uma sugestão é que ele afete a forma como as enzimas que regulam a metilação se comportam.

Por que os suplementos não fizeram efeito?

Segundo os especialistas, pode ser que cozinhar o açafrão o torne mais digerível. Outra possibilidade é que ele precise ser ingerido com outros nutrientes encontrados no alimento para ser devidamente utilizado no corpo. Como os voluntários comeram diversos alimentos, foi possível ter certeza de que era o açafrão – e não outros fatores – o responsável pela mudança.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência