Vídeo mostra bolas de hidrogel em frigideira quente. Veja o que acontece!

de Bruno Rizzato 0

Bolas de hidrogel são pequenas esferas de polímeros que podem sugar centenas de vezes o seu peso em água.

A aplicação dessas bolinhas é bem variada, porém, são principalmente utilizadas em jardinagem e paisagismo, justamente para absorver o excesso de água que pode acumular nas plantas.

O hidrogel é um material muito versátil. Além do uso para jardinagem, quando disposto em esferas, ele é utilizado em áreas pouco convencionais, como robótica, medicina (principalmente na reconstrução de vasos sanguíneos e ossos, como um resistente preservativo), e na confecção de materiais que, quando alterados, podem voltar à forma original.

Porém, uma pessoa teve a ideia de descobrir o que aconteceria caso esferas de hidrogel fossem expostas ao calor. Para ser mais específico, como elas reagiriam em uma frigideira quente. Assim, um russo resolveu testar sua mirabolante ideia, registrar em vídeo e postar no YouTube.

O usuário, identificado como “Джон Панч” (que, em tradução aproximada, seria algo como John Pantch), é visto jogando as bolas de hidrogel em sua frigideira, logo após ter feito algumas panquecas nela, mostrando que a panela já estava quente o suficiente.

A reação é curiosa: as bolinhas pulam em movimentos rápidos e desordenados, como se fossem grãos de milho estourando enquanto viram pipoca – embora elas não estourem. Além disso, o som emitido também é bem diferente e intrigante – para não dizer irritante. Apesar de ser divertido e curioso, recomendamos que não repita o experimento em casa.

[ Fonte: IFL Science ]

[ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência