O que acontece com o sêmen e espermatozoides se não houver masturbação? Para onde eles vão?

de Redação Jornal Ciência 0

Antes de mais nada, o corpo humano se adapta às mais diversas condições, entre elas, a abstinência sexual. Mas, o que acontece se um homem fica muito tempo sem ejacular?

Para onde vai o sêmen e os espermatozoides? Primeiramente, os espermatozoides são produzidos pelos testículos. Este processo é contínuo! Eles ficam por lá até o momento da ejaculação. Caso não ocorra a ejaculação, eles morrem.

O corpo, posteriormente, não tem como “descartar” o material biológico acumulado, então acaba absorvendo todos os espermatozoides, por fornecerem proteínas, vitaminas e minerais

Não foi possível comprovar se existe um mecanismo específico responsável pela eliminação dos espermatozoides que não foram expelidos. Existem estudos em andamento para compreender melhor este processo. 

Foi verificado em testes de laboratório com animais, que espermatozoides em excesso podem ser expelidos pela uretra, eliminados pela urina ou até mesmo reabsorvidos no epidídimo. 

Mas, a maioria dos especialistas afirma que os espermatozoides humanos possuem um ciclo de vida e, se não são ejaculados — ou seja, retirados do corpo —, acabam sendo absorvidos de alguma maneira. E o corpo pode usar vários sistemas para essa absorção.

Estudos indicam que eles são absorvidos principalmente pelo ducto deferente, que é uma estrutura que transporta os espermatozoides formados dentro do sistema reprodutor. 

o sêmen (parte líquida — formada pelo líquido seminal e líquido prostático) não vai para lugar nenhum.

Quando o limite de armazenamento é atingido, sua produção é interrompida até que ocorra ejaculação.

Ao contrário do que diz o “dito popular”, em síntese, não existe a necessidade de masturbação masculina obrigatória para “esvaziar” nada, seja os espermatozoides ou o sêmen. Pura lenda!

Quando não há atividade, o corpo se encarrega de resolver sozinho a questão. 

Fonte(s): Daily Mail Imagens: Reprodução / Medicine Net

Jornal Ciência