Vaza imagens de suposta rã australiana com imenso órgão genital. Será verdade?

de Otto Valverde 0

Nos últimos dias, a web foi tomada por rumores de uma rã australiana com imenso órgão genital, que seria desproporcional para a espécie, sendo considerado raro.

Nas fotos, é possível observar que o órgão é muito parecido com o órgão de um genital humano e, por isso, gerou uma série de rumores.

Outras postagens afirmam que a rã foi encontrada por um fazendeiro na cidade de Victoria, na Austrália. Ele teria encontrado o anfíbio em seu jardim e compartilhado as fotos nas redes sociais após ficar chocado com a “protuberância” encontrada no animal.

Na verdade, vamos explicar. Os sapos e as rãs não têm pênis. A reprodução destes animais é sexuada sim, mas é diferenciada dos demais animais. O macho, no período do acasalamento, abraça a fêmea com força e os dois desovam juntos: a fêmea libera seus óvulos e o macho seus espermatozoides, ambos na água, para ocorrer a fecundação. Os embriões formados (chamados e conhecidos pelas pessoas como girinos) ficam na água até o completo desenvolvimento.

De acordo com Gerry Marantelli, do Centro Australiano de Pesquisa de Anfíbios, em entrevista ao portal Buzz Feed, este suposto “pênis” é na verdade uma “perna extra” que pode ter se formado por mutação genética: “É definitivamente uma terceira perna”, disse.

sapo-orgao-genital-Australia_01

Gerry acrescentou: “Não é um pênis. Rãs e sapos não tem pênis, mas o órgão pode ser sim uma perna adicional que ocorreu durante o desenvolvimento embrionário”.

[ IFLS / Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Facebook ]

Jornal Ciência