TOP 7 Fatos sobre alimentos industrializados que às vezes é melhor nem saber!

de Merelyn Cerqueira 0

Já é de nosso conhecimento que uma dieta rica em alimentos processados não faz bem à saúde, uma vez que incluem grandes quantidades de açúcares, gorduras, conservantes, corantes, emulsificantes e outros aditivos químicos.

Estes têm como funções realçar cores, sabores, texturas ou estender o prazo de validade e, portanto, são menos saudáveis que os in natura.

Dito isso, abaixo você confere alguns fatos sobre os alimentos industrializados que vão te surpreender, com informações compiladas pelo portal do Diário de Biologia:

1 – Salsicha

Você sabia que as salsichas são feitas de sobras de carnes, pele, tendões, miúdos e gorduras? Ainda, elas contêm adições de sal, amido de milho, temperos e conservantes.

Basicamente apenas 55% do produto é composto de carne e para completar, eles ainda passam por um processo de tingimento, o que essencialmente é péssimo para nossa saúde.

2 – Queijo ralado parmesão

De acordo com um relatório da FDA (Food and Drug Administration), o queijo ralado que consumimos não é 100% parmesão.

A verdade é que o produto é empacotado com celulose (polpa de madeira refinada), e algumas marcas sequer têm vestígios de queijo.

3 – Miojo

Antes de o macarrão instantâneo adquirir a forma quadrada que conhecemos ele é pré-cozido ou frito.

Consequentemente, ele adquire três vezes mais calorias do que o macarrão convencional. Ainda, o tempero pronto que vem junto a ele contém altíssimos teores de sódio, muito mais do que a quantidade diária recomendável.

4 – Coca-Cola

Sem surpresa, a Coca-Cola também figura a lista. Entre os vários problemas que representa, está o fato de que ela pode acabar com os dentes, como descrito em outra reportagem aqui no Jornal Ciência. Ainda, a bebida é conhecida por possuir grandes quantidades de açúcar, sódio, corantes, acidulantes, etc.

5 – Biscoito / bolacha

Os biscoitos/bolachas que tanto amamos e compramos em pacotes vêm acompanhados de gordura saturada, corantes e muito açúcar.

Em um único pacote é possível encontrar 30 gramas de açúcar e 50 g de gordura, basicamente o mesmo que consumimos se ingeríssemos 8 pães franceses.

6 – Barras de cereais

Há quem coma barras de cerais acreditando estar arrasando na dieta. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que elas são ricas em xarope de milho e frutose, bem como outros adoçantes artificiais que fazem mal à saúde.

7- Nuggets

Os nuggets de frango são alimentos bem consumidos pelas pessoas, especialmente as que estão sempre com pressa, já que são práticos e rápidos de serem feitos.

No entanto, embora sejam majoritariamente compostos por gorduras e carboidratos, também contêm glutamato monossódico, uma substância que simplesmente acaba com a sensação de saciedade.

Fonte: Diário de Biologia / Natue Foto: Diário de Biologia

Jornal Ciência