TOP 11 Razões para você tomar chá verde

de Merelyn Cerqueira 0

Uma série de estudos já realizados com chá-verde (Camellia sinensis) já demonstraram que a bebida poder ser extremamente benéfica para a saúde humana.

Consumida por mais de 5 mil anos, a erva é comumente associada ao emagrecimento, porque é termogênica, isto é, promove e acelera o metabolismo. Porém, ela também já foi aliada a longevidade e aumento de qualidade de vida.

1- Saúde bucal

Acredita-se que o chá-verde possa ter um efeito inibidor para as bactérias que possuímos na boca, o que pode combater o mal hálito, dor de garganta e cáries. Além disso, ele também poderia ajudar a combater os vírus presentes na boca.

2- Previne o Câncer

Algumas substâncias presentes no chá-verde previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres, o que sugere que ele seja capaz de ajudar a prevenir o Câncer, especialmente o de estômago, pâncreas, esôfago, pulmão e pele. Um estudo realizado em ratos mostrou que o chá ajudou a prevenir Câncer de colón em mais de 50% das amostras estudadas. Ainda, quando o tumor aparecia, as chances de ele ser maligno eram reduzidas em 80%.

Acredita-se que cinco ou mais xícaras de chá-verde por dia podem reduzir pela metade as chances de desenvolvimento de Câncer de próstata em homens. Já para as mulheres, o consumo de antioxidantes pode ajudar na prevenção contra o Câncer de mama.

3 – Melhora o sono

Um estudo mostrou que o chá-verde pode neutralizar os efeitos neurológicos negativos causados pela Apneia do Sono, que também está associada ao surgimento de várias outras doenças. Logo, o chá pode ajudar a evitar a oxidação e morte dos neurônios durante os episódios de falta de oxigenação causados pela condição.

4 – Redução do risco de derrame

Para as mulheres que bebem cinco ou mais xícaras de chá-verde por dia, há pelo menos uma redução de 62% nas chances de risco de derrame. Já para os homens, esse risco é de 42%. Tal diferença pode ser explicada pelo fato de que o estudo que sugeriu os resultados analisou mais voluntários masculinos fumantes.

5 – Previne Alzheimer

As mesmas substâncias que são ditas para reduzir os riscos de Câncer também são responsáveis por prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Como evita a formação de certas proteínas responsáveis por criar placas no cérebro, o chá também já foi associado à redução das chances de ter a doença. Experimentos realizados mostraram uma redução de 54% no acúmulo e formação destas placas. O efeito ocorre em razão de certos compostos que inibem a atividade de uma enzima capaz de destruir a acetilcolina, uma substância essencial presente nos neurônios.

6 – Previne a Artrite

O chá-verde também possui substâncias que podem bloquear uma enzima responsável por destruir a cartilagem e levar à artrite. Especialistas sugerem que a bebida deveria ser tomada como tratamento profilático, já que é capaz de reduzir certas doenças.

7 – Combate a AIDS

Após a infecção pelo vírus do HIV, o sistema imunológico passa a ser atacado. Logo, cientistas japoneses descobriram que um componente químico presente no chá-verde pode evitar que o vírus do HIV se ligue a células saudáveis desse sistema, impedindo que se espalhe.

8 – Previne Parkinson

A doença de Parkinson basicamente é causada pela perda dos neurônios produtores de dopamina, responsáveis por controlar os movimentos. Porém, os antioxidantes presentes no chá-verde, que também são capazes de reduzir a oxidação das células cerebrais, poderiam contribuir para a prevenção e redução do avanço da doença.

9 – Faz bem para o coração

As doenças cardíacas são responsáveis por grande parte das mortes em todo o mundo. Um estudo descobriu que o chá tem a capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo e promover o relaxamento das artérias. Ainda, a bebida pode ajudar a manter os níveis de colesterol saudáveis.

10 – Previne o envelhecimento

Os flavonoides presentes no chá são conhecidos por ajudarem na luta contra as consequências causadas pelo envelhecimento. Por evitar a oxidação celular, a bebida é capaz de manter as células vivas por mais tempo.

Tendo propriedades antioxidantes, possivelmente pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento da pele causados pela exposição solar – formação de rugas, olheiras, manchas na pele, entre outros. Estudos ainda mostraram que cremes à base de chá-verde causaram benefícios significativos em relação à elasticidade da pele.

11 – Hidrata tanto quanto a água

Capaz de promover todos os benefícios mencionados acima, ele também pode ajudar na hidratação do corpo, funcionando tão bem quanto a água. Porém, ao consumi-lo é sempre bom evitar a adição de açúcar. 

[ Smart Skin Care / USP ] [ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência