10 serpentes que comeram o que não deviam e se deram muito mal

de Redação Jornal Ciência 0

Tidas como animais carnívoros, as serpentes estão sempre em busca de presas. No entanto, quando a fome é muito grande, elas acabam se empolgando e comendo mais do que deveriam, dificultando todo o processo de digestão. Dito isso, na lista abaixo você confere algumas das serpentes que comeram muito mais do que deviam e se deram muito mal.

1 – A serpente que comeu uma pinça de churrasco

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-01-1

Winston, uma píton de estimação precisou passar por uma cirurgia após engolir um pegador de churrasco que era praticamente a metade de seu tamanho. Seu dono, o australiano Aaron Rouse, contou que usava a pinça para servir ratos ao animal, no entanto, na ocasião, a cobra abocanhou tão rápido o objeto que ele sequer teve tempo de puxá-lo. Então, imaginando que ela jamais comeria a pinça, deixou-a dentro do viveiro.

2 – A píton que engoliu uma ovelha prenha

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-2

Neste caso, que ocorreu em 2006, na Malásia, esta píton não se sentiu intimidada pelo tamanho de uma ovelha que já estava em fase avançada de gravidez. Ela simplesmente devorou o animal, mas, porque este era muito grande, sentiu dificuldades em digeri-lo até que passou mal e morreu. Os bombeiros até tentaram desentalar a cobra, que foi encontrada em uma estrada, mas não tiveram sucesso.

3 – A cobra que engoliu uma enorme lacraia

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-3

Enquanto procuravam espécies de cobra para pesquisa, cientistas da Macedônia acabaram se deparando com esta cena horripilante. Uma víbora (espécie Vipera ammodytes) morta com a cabeça de uma lacraia (espécie Scolopendra cingulata) projetada para fora seu corpo. Eles descobriram que a lacraia tinha 84% do tamanho da cobra. Embora cobras sejam capazes de comer animais de tal proporção, o curioso é que ela teve suas vísceras consumidas pela presa que tentava devorar.

4 – A píton que engoliu um cobertor elétrico

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-4

Houdini, uma píton birmanesa (Python molurus bivittatus) de quase quarto metros e 30 quilos conseguiu engolir um cobertor elétrico. No entanto, esta de fato não era sua intenção, uma vez que o cobertor mantinha sua gaiola aquecida. O que ela queria mesmo era engolir um coelho que estava sobre o pano. Depois do incidente, ela precisou ser levada a um especialista para uma cirurgia de emergência, que durou cerca de seis horas.

5 – A píton que engoliu um jacaré

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-5

Em um incidente que ocorreu no Parque Nacional de Everglades, na Flórida (EUA), uma píton de cerca de quatro metros de comprimento se deu muito mal ao achar que conseguiria matar sua fome com um jacaré de quase dois metros.

Como possuem escamas grossas, os jacarés são difíceis de ser digeridos, sem contar que são animais extremamente fortes. Então, por precisar de muita energia para devorar sua presa gigante, a píton ficou fraca. Os funcionários do parque encontraram o jacaré morto e quase digerido “escapando” da cobra aparentemente decapitada.

6 – A cobra que comeu uma cobra

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-6

Considerados animais traiçoeiros, duas cobras brigavam para ver quem iria devorar um ratinho. Enquanto a vencedora engolia sua presa, a outra não perdeu tempo. Ela se enrolou na rival, sufocou-a e depois comeu a inimiga e o ratinho de brinde.

7 – A píton que engoliu um cervo adulto

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-7

Nesta foto registrada em 2011 e divulgada pelo Distrito de Gerenciamento de Água do Sul da Flórida, nos EUA, trabalhadores capturaram uma píton birmanesa de quase cinco metros de comprimento. O animal, oriundo do Parque Nacional de Everglades, tinha engolido um cervo fêmea adulto de quase 35 quilos. A cobra foi considerada uma das maiores já encontradas no sul da Flórida.

8 – A píton que engoliu um porco espinho

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-8

Neste caso, que ocorreu na África do Sul, uma píton de cerca de quatro metros de comprimento se deu muito mal ao engolir um porco-espinho de mais de 13 quilos. Ela teria morrido após cair de um penhasco ao passo em que os espinhos do animal perfuraram seu trato digestivo.

9 – A píton que engoliu um porco

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-9

Em um incidente que ocorreu na Austrália, um homem que procurava cogumelos no jardim de sua casa foi surpreendido pela presença de uma gigante sobre que agonizava em razão de sua última refeição. O animal, que acabou morrendo, teve o intestino perfurado pelos pés do porco que havia engolido, de acordo com especialistas.

10 – A cobra que engoliu a si mesma

cobras-que-comeram-mais-do-que-deviam-10

Diferente dos cães, quando as cobras engolem seus rabos, não o fazem para brincar, e uma vez que começam esse processo, é difícil de conseguirem parar. Ainda, se as cobras ficam muito quentes, tendem a se sentir confusas e desorientadas. Neste cenário, o metabolismo aumenta, levando-as a falsa sensação de fome e desejo de comer qualquer coisa que encontrarem – como o próprio corpo, por exemplo.

Jornal Ciência