Síndrome da Bunda Morta ou Amnésia Glútea: A doença comum que causa dor na lombar, quadril, joelhos e tornozelos e que poucos conhecem

de Redação Jornal Ciência 0

Certamente você já deve saber que não é saudável passar longos períodos sentados. O comportamento, tão comum em escritórios, já foi associado a elevado risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e até câncer.

Porém, há outro risco envolvido, um que a maioria das pessoas desconhece: a Síndrome da Bunda Morta. Embora soe como piada, a síndrome, também conhecida como Amnésia Glútea, não é uma brincadeira para atrair “likes”.

De acordo com o quiropraxista Andrew Bang, do Instituto do Bem-Estar da Cleveland Clinic, nos EUA, trata-se de uma lesão comum que ocorre em graus variados.

A síndrome se desenvolve quando o glúteo médio — um dos três principais músculos da região — para de funcionar corretamente, o que pode acontecer quando você passa muito tempo sentado.

No entanto, conforme explicou a fisioterapeuta Kristen Schuyten, da Michigan Medicine, também pode acometer pessoas muito ativas que não trabalham os músculos do glúteo o suficiente.

Uma vez que o glúteo médio normalmente ajuda a estabilizar a pelve, a Amnésia Glútea pode provocar dores lombares e no quadril, além de problemas no joelho e tornozelo, já que o corpo tenta compensar o desequilíbrio.

A síndrome está relacionada a inibição recíproca, um processo que descreve a relação de “dar e receber” entre os músculos de cada lado de uma articulação. Conforme explicado por Bang, quando um músculo se contrai, um sinal nervoso é enviado para o músculo oposto para relaxar.

Então, quando gastamos horas em uma posição sentada, nossos flexores do quadril se contraem, enquanto os glúteos descansam. Bang, por exemplo, afirmou ter visto diversos casos em maratonistas.

“Basicamente, estamos treinando nossos glúteos para serem fracos”, analisou o especialista.

Esse mesmo tipo de desequilíbrio muscular pode ocorrer em pessoas altamente ativas, que têm músculos glúteos muito fortes ou da região dos isquiotibiais — grupo muscular que ficam na região posterior da coxa e quadril, responsáveis por dobrar os joelhos para trás.

Diagnóstico

Uma das maneiras pela qual é pronunciada a “morte” de um bumbum é através do famoso Teste de Trendelenburg, um exame físico no qual uma pessoa levanta uma perna na frente da outra enquanto está em pé.

Assim, se a pélvis se inclina para o lado do corpo em que a perna está levantada, isso indica fraqueza do glúteo médio no lado oposto, de acordo com Bang.

A curvatura nas costas também pode sugerir Amnésia Glútea. Embora a lombar normalmente forme um S, uma curvatura mais extrema pode sinalizar que os flexores do quadril estão tão espremidos que passaram a puxar a coluna para a frente.

Como prevenir?

Se você costuma trabalhar sentado, tente fazer pausas frequentes ao longo do dia. Levante-se e caminhe ou faça alguns alongamentos em sua mesa.

Experimente colocar lembretes de hora em hora em seu telefone, para que você movimente os músculos do bumbum em intervalos regulares. E quando for se exercitar, não se esqueça de malhar os músculos da região das nádegas.

Faça agachamentos, pontes e eleve as pernas enquanto estiver deitado. A melhor maneira de evitar a “morte” do bumbum é melhorar sua rotina diária.

Sente-se em uma bola de exercícios, passe algum tempo em pé, trabalhe em uma bancada alta. “Faça o que fizer, apenas não permita que seu corpo entre em um ciclo repetitivo”, aconselhou Bang, endossado pela fisioterapeuta Kristen Schuyten.

Fonte(s): Health / Only My Health Imagem de Capa: Reprodução / You Better Studio Foto(s): Reprodução / Only My Health

Jornal Ciência