Sentir queimação nos pés e pernas é um sintoma preocupante; entenda os riscos

de Merelyn Cerqueira 0

Embora na maioria das vezes sentir uma queimação nos pés e pernas não indique algo muito grave, por vezes, quando persistente ou progressivo, o sintoma pode ser a causa de danos ou lesões no nervo.

 

Tal condição é conhecida como neuropatia periférica, podendo ser resultado de uma série de fatores, como você verá logo abaixo, segundo informações do Diário de Biologia:

 

1 – Diabetes

De acordo com a médica Dr. Andressa Heimbecher, endocrinologista e metabologista, a diabetes pode provocar uma redução do fluxo de oxigênio que chega aos nervos por meio dos vasos sanguíneos, dando início a um processo inflamatório. Os sintomas incluem perda de sensibilidade nos pés (neuropatia em bota), ou aumento dela, resultando em dores ou sensação de queimação. Segundo Heimbecher, cerca de 15% dos diabéticos poderão desenvolver tal condição nos pés. Logo, é de extrema importância que aos primeiros sinais você procure ajuda médica.

 

2 – Mudanças hormonais

Para as mulheres, a queimação pode ser resultado de mudanças hormonais durante o ciclo menstrual, devido a alguns hormônios que provocam o aumento da temperatura corporal. A queimação também é um sintoma bastante comum da menopausa.

 

3 – Eritromelalgia

A eritromelalgia ocorre em consequência de uma intensa dilatação dos vasos sanguíneos. Embora também afete outras áreas do corpo, é mais comum nas mãos e pés. Como consequência, provoca dores, inchaço e sensação de calor na zona afetada.

 

4 – Uso inadequado de sapatos

Um sapato inadequado também pode provocar a queimação nos pés, especialmente no final do dia. A sensação geralmente vem acompanhada de inchaço e dor. Em pessoas acima do peso, o uso de sapato inadequado pode comprometer a circulação periférica dos pés e pernas, provocando assim a sensação de aumento de temperatura.

[ Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Youtube ]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
error: Proibida a cópia sem autorização.