Se você não conseguir ouvir este som, está ficando velho. Faça o teste!

de Bruno Rizzato 0

Há muitas maneiras de esconder que estamos ficando mais velhos, seja acompanhando as últimas tendências da moda, saber tudo sobre as séries populares, fazer um botox ou apenas ouvir músicas atuais. Porém, existe uma coisa que é impossível de ser escondida: a audição.

Se você possui 25 anos ou mais, não deve ser capaz de ouvir o que é conhecido como o tom do mosquito, ou seja, um ruído acima de 17.4 kHz.

Esse valor é inferior à perda auditiva induzida pela idade, também conhecida como presbiacusia, que ocorre conforme os pelos presentes na orelha desgastam-se, pela exposição contínua ao som durante toda a vida.

Para a maioria das pessoas, essa diminuição da capacidade de ouvir acontecerá em meados da metade da terceira década de vida, piorando ainda mais com o passar dos anos seguintes.

No momento em que você ultrapassar os 50 anos, é possível que não seja mais capaz de ouvir sons acima de uma frequência de 12 kHz. Aqueles com mais de 40 não devem ser capazes de ouvir acima de 15 kHz e assim por diante.

No vídeo a seguir, é possível fazer o teste e confirmar se a sua audição está dentro dos padrões adequados de idade:

[ Metro ] [ Foto: Reprodução / Laysom ]

Jornal Ciência