Quer parar de fumar? Médico dá dicas passo a passo para você conseguir

de Merelyn Cerqueira 0

Largar o vício do cigarro não é algo fácil. Se você tentou ou está tentando então sabe exatamente do que estamos falando. Trata-se de um tipo de dependência a qual o desmame envolve um longo e árduo processo, assim como qualquer outra droga.                                      

A abstinência é a fase mais complicada, porque vem acompanhada de irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação e mal-estar, bem como dores de cabeça e alterações do sono. Para parar de fumar, primeiro deve haver uma preparação. De acordo com o clínico geral Dr. Arthur Frazão, sem ela, é impossível passar da primeira fase do processo. Sendo assim, deve-se seguir algumas pequenas regras como preparação.

1º Defina quando você irá iniciar o processo

Estabeleça uma data: “a partir de semana que vem, iniciarei o processo para deixar de fumar”, ou “dia 10 fumarei meu último cigarro”. Segundo o médico, o ideal é que esse prazo não seja maior do que 20 dias, se não, a decisão pode aparecer e desaparecer diversas vezes.

2º Retire tudo relacionado ao cigarro de casa

Na véspera de iniciar o processo, livre-se de isqueiros, fósforos, cinzeiros, maços de cigarro ou qualquer outra coisa relacionada ao hábito.

3º Evite o cheiro do cigarro

Antes de iniciar o desmame, lave suas roupas, lençóis, cortinas, toalhas ou qualquer outro objeto que possa segurar o cheiro do cigarro. Evite também locais frequentados por fumantes, para que o cheiro não desperte sua vontade.

4º Envolva sua família e amigos no processo

Converse com eles e explique que pretende largar o vício, mas que precisa de ajuda para isso. Lembre-os dos sintomas da abstinência e, mais importante que isso, peçam para que não fumem perto de você.

5º Procure ajuda médica

Se achar necessário, pergunte a um médico sobre ansiolíticos naturais para ajudar no processo. Pode ser muito útil.

Iniciando o processo
– Distraia-se

Seu cérebro pode ser muito cruel quando o assunto é largar um vício. Sua mente basicamente permanecerá fixada neste assunto. Sendo assim, o ideal é distraí-la.

Procure fazer atividades com água, como pegar uma praia ou piscina, por exemplo. Evite alimentos que normalmente lhe dariam vontade de fumar, como o café.

– Coma

Coma, mas nada de comidas pesadas ou fastfood. Quando sentir vontade de fumar, lance a mão uma bala sem açúcar, tome um copo de água ou chá, mastigue um pedaço de gengibre ou beba suco de goiaba.

– Ajuda química

A abstinência é causada pela fata de nicotina no organismo, uma substância responsável por estimular a sensação de prazer no fumante. Sendo assim, nos primeiros dias, tente manter os níveis dela no corpo, mas não através do cigarro.

No mercado há uma série de substitutos menos problemáticos, como pastilhas de nicotina, chicletes, adesivos e spray nasal, que liberam a substância em níveis aceitáveis.

– Medicamento e reposição de nicotina

Muitos fumantes precisam de uma ajuda mais invasiva para largar o vício. A bupropirona é amplamente utilizada para ajudar a parar de fumar, no entanto, diferente das terapias de reposição de nicotina, seu uso deve ser iniciado uma semana antes do período de abstinência.

Um estudo publicado no Journal of Pneumology acompanhou 196 pessoas, com idades média de 46,4 anos, que fumavam em média cerca de 20 por dia e durante 30 anos.

Eles utilizaram a bupropirona em conjunto com terapias de reposição de nicotina. Como resultado, cerca de 49% conseguiram parar de fumar, enquanto 14% diminuíram significativamente o número de cigarros fumados por dia e 37% fracassaram.

Entretanto, por se tratar de um medicamento, esta opção requer acompanhamento médico. Se este for o seu caso, converse com um especialista sobre as vantagens e desvantagens do método.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Shutterstock

Jornal Ciência