Quando contar a uma pessoa que ela está sendo traída? A Ciência responde

de Merelyn Cerqueira 0

A traição é um processo complicado que muita gente já experimentou ou ainda experimentará.

Sabendo disso, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, se propuseram a tentar entender, por meio de um estudo, o que leva uma pessoa a próxima a revelar uma traição. 

Para o experimento, os cientistas selecionaram voluntários que seriam colocados em situações onde saberiam que uma pessoa próxima estava sendo traída.

A situação foi bem detalhada, com informações sendo adicionadas à medida que o ensaio seguia. 

O que eles descobriram é que, quanto mais uma pessoa sabia sobre a infidelidade, maiores eram as chances de ela revelar o caso.

Entre os principais fatores que eram considerados pelos entrevistados os cientistas identificaram:

Dinheiro, abuso e karma

Os voluntários expunham mais os traidores quando dependiam financeiramente dos traídos. O mesmo foi observado quando os traídos eram vítimas de abuso físico ou psicológico.

Curiosamente, quando os traídos já haviam sido infiéis antes, os voluntários frequentemente não revelavam a traição.

Transição, romance e saúde

Se o casal hipotético estivesse vivendo um momento de transição, como noivado ou casamento, os participantes tendiam a revelar sobre a traição.

O mesmo foi observado em uma situação em que o traidor já estivesse envolvido há muito com o objeto de sua traição, a ponto de ser considerado um compromisso paralelo ao invés de uma simples “escapada”. 

Ainda, quando os participantes tinham conhecimento de que o pivô da traição era portador de alguma doença sexualmente transmissível, sentiam-se mais obrigados a contar ao traído sobe a mentira.

Embora fosse impossível dizer se todos agiriam da mesma forma na vida real, o experimento serviu como uma análise preliminar. 

O que fica evidente é que, quando somos confrontados por situações como essas, buscamos alguma forma de senso de justiça para decidir se é algo para ser exposto ou não.

Fonte: R7 Fotos: Reprodução / R7

Jornal Ciência