Qual tipo de lâmpada você deve usar para evitar atrair insetos em casa?

de Otto Valverde 0

Deixar as luzes externas de casa acesas no verão pode ser um chamariz para mosquitos, afinal eles são atraídos dentro de um raio de até 200 metros. Porém, o tipo de lâmpada que você escolhe poderia resolver o problema, segundo uma pesquisa.

Um ecologista anunciou os resultados de uma experiência que revelou uma diferença na capacidade de atrair insetos entre seis tipos de lâmpadas encontrados em lojas.

De acordo com os resultados, a pior opção para iluminação exterior foram as lâmpadas incandescentes tradicionais, enquanto que a melhor (e menos atraente para insetos) foi uma luz LED de cor quente – amarela ou laranja. Impressionantemente, os LEDs amarelados tiveram resultados melhores que algumas lâmpadas que garantem ser “antimosquitos”.

Os resultados foram apresentados em uma conferência pelo ecologista Michael Justice, PhD da Universidade de Carolina do Norte, EUA. “Esse é o primeiro estudo a comparar diretamente todos os principais tipos de lâmpadas projetados para uso residencial exterior. A mudança generalizada para lâmpadas de LED pode reduzir significativamente o impacto da poluição luminosa sobre os insetos”, relatou ele, revelando que existem questões maiores que o incômodo humano.

moscas-na-luz-lampada_01

O método usado

Para descobrir isso, Michael e sua equipe criaram uma armadilha com uma única lâmpada dentro, testando os seis tipos a cada noite. Pelas manhãs, eles verificavam o número e os tipo de insetos que estavam caídos em volta. 

Para garantir que o brilho da Lua não interferisse nos resultados, eles mapearam as fases da Lua no período de três meses e fizeram com que cada lâmpada fosse exposta da mesma maneira. Além disso, eles também mantiveram um padrão de temperatura para evitar ambientes diferentes.

Até o final do verão, ele havia capturado um total de 8.887 insetos na armadilha de luz. E ficou claro que algumas lâmpadas eram muito mais atraentes para insetos do que outras. 

No geral, as lâmpadas incandescentes atraíram o maior número de insetos, seguidas das lâmpadas fluorescente compactas, globos de halogéneo, e LEDs coloridas. A segunda melhor opção foi a lâmpada “antimosquitos” e a vencedora foi a lâmpada LED de cores quentes.

Embora a maioria dos resultados não tenha sido surpreendente, a maior surpresa foi notar que o melhor resultado veio de uma lâmpada não projetada especialmente para afastar insetos. Por isso, pense duas vezes antes de escolher uma lâmpada para seu quintal.

Fonte: Gizmodo Foto: Reprodução / Diário de Biologia 

Jornal Ciência