Qual seria a sensação de morrer? Paciente que acredita ter “morrido duas vezes” conta sua experiência

de Merelyn Cerqueira 0

Um usuário do Reddit, que afirmou ter passado pela experiência por duas vezes, relatou as sensações experimentadas

Um homem de 22 anos alega que passou pela experiência duas vezes e contou a história através do Reddit, um site de publicações sociais. Conhecido pelo nome de usuário @rOOtdude, ele afirma que na primeira vez, seu corpo “desligou” completamente devido às fortes dores e danos físicos causados por um acidente de moto.

A “segunda morte” aconteceu em consequência do que causou a primeira. Segundo ele, quando recebeu muitos analgésicos após a cirurgia, a dor, juntamente com a presença da grande quantidade dos fármacos, fez com que o seu pulso desacelerasse e caísse para 10 batimentos por minuto (bpm) e seu sistema respiratório falhasse.

Relatando sua história no site, o jovem se ofereceu para responder algumas perguntas dos outros usuários em relação às “experiências de morte”, e como era de se esperar, a sua história chamou muita atenção.

Questionado por uma das usuárias sobre ele ter experimentando alguma reação mental quando seu corpo estava “desligado”, ele respondeu: “eu descreveria o momento como quando você tira um cochilo, uma pequena sesta sem sonho, você acorda e tem a impressão de que dormiu por um longo tempo, mas na verdade só se passaram 15 minutos”, escreveu. “Além disso, eu estava extremamente exausto quando ‘voltei à vida’, parecia que tinha esgotado toda a energia que estava em meu corpo”, completou.

O jovem ainda afirma que nunca saberia o que tinha acontecido se os médicos não dissessem: “Você morreu por dois minutos”. Como ateu, sua experiência não o fez temer nada. “Eu não vi absolutamente nada, nenhum sonho, nenhuma luz. Nada. Imaginem estar em um lugar completamente escuro. Essa foi a sensação que eu experimentei”, disse ele. “Eu sei que soa deprimente, que quando você morra não aconteça absolutamente nada, que você simplesmente desapareça”. O jovem também conta que as experiências o fizeram temer menos a morte.

No entanto, a sua experiência parece contradizer as conclusões de um estudo sobre vida após a morte, realizado por pesquisadores da Universidade de Southhampton, na Inglaterra, em 2014 e publicado pela revista Resuscitation. O estudo examinou mais 2 mil casos de parada cardíaca e descobriu que 40% dos pacientes, que tinham sido reavivados, haviam experimentando algum tipo de consciência durante o período que foram considerados clinicamente mortos. Um dos homens ainda foi capaz de descrever com precisão o que tinha acontecido no ambiente enquanto estava “inconsciente”.

[ Huffington Post / Reddit ] [ Foto: Reprodução / Cbrmaringa ]

Jornal Ciência