Quais são as dúvidas sobre o Universo que os brasileiros têm?

de Redação Jornal Ciência 0

Desde que o mundo é mundo, não faltam questionamentos sobre o Universo. Mas, o que não sabíamos, é o que exatamente as pessoas queriam saber. Aliás, uma boa pergunta que podemos nos fazer é: por que as pessoas estão tão interessadas por este assunto?

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Dúvidas como “a Lua é de queijo?” a “como o Universo surgiu?” estão nos radares dos brasileiros, segundo o site de roleta online Betway. Pelo menos é o que constatou o compilado de informações que reúnem as pesquisas mais comuns no Brasil sobre o Universo.

Mas, você certamente está se perguntando: como sabem quais são as pesquisas mais comuns em sites de busca? E a resposta é: plataformas de análises de dados conseguem reunir informações sobre assuntos e palavras-chave pesquisadas nestes sites.

Portanto, descobertas divulgadas por cientistas do mundo todo sobre o Universo, certamente aguçaram a curiosidade dos brasileiros. Tanto é que as mais variadas perguntas são feitas diariamente em sites de busca com o objetivo de encontrar respostas rápidas e fáceis na rede.

O que os brasileiros querem saber sobre o Universo?

Como não poderia deixar de ser, o artigo da Betway traz a pergunta “o que é o Universo?” como o assunto mais pesquisado entre os brasileiros no tema referido. São, em média, 16.100 buscas mensais de acordo com ferramentas de análises de dados SEMRush.

Até mesmo os mitos que envolvem a criação do Universo, nas mais diversas culturas, são pesquisados pelos brasileiros. Aliás, a mitologia grega lidera a lista, seguida da egípcia, asteca, inca, romana, nórdica e africana, como aponta o artigo.

Mas, se antigamente o Universo foi criado a partir do deus Caos, segundo a mitologia grega, isso já não é unanimidade. Afinal, para muitas pessoas atualmente, a teoria do Big Bang, é a mais aceita sobre a criação do Universo.

Nela, o Universo surgiu de uma grande explosão, responsável pela expansão constante e resfriamento, que está acontecendo mesmo depois de bilhões de anos. Então, com o tempo, as galáxias foram surgindo, incluindo a nossa, a Via Láctea e outras cerca de 100 bilhões.

As últimas descobertas da semana

Os buracos negros desafiam o conhecimento de diversos estudiosos do mundo inteiro. E, na última semana, mais descobertas foram feitas, tanto em imagem, quanto em som. Mas afinal, o que são buracos negros?

Os buracos negros são zonas do espaço que possuem um campo gravitacional tão denso que tudo o que se aproxima dele, é atraído. Nem mesmo a luz consegue escapar dessa força gravitacional intensa.

Aliás, foi a partir dos buracos negros que Einstein pôde desenvolver a Teoria Geral da Relatividade, em 1915. Nela, Einstein propôs que o tempo é, na realidade, um lugar e que varia de acordo com o observador. Se você assistiu ao filme “Interestelar”, provavelmente sabe do que estamos falando. Mas se não assistiu, não perca tempo e vá agora mesmo assistir.

Então, é com êxtase que cientistas da Nasa puderam divulgar uma foto do Sagittarius A*, um buraco negro que está no centro da Via Láctea. Ele é nada mais, nada menos que 18 vezes maior que o Sol — em diâmetro.

A imagem, ainda que desfocada, foi resultado de esforços para capturar a forma de algo que não tem luz. Portanto, foi só pelas ondas gravitacionais e por milhares de captações que isso foi possível.

Além disso, pudemos ouvir o som, um tanto assustador, emitido pelos buracos negros. Mas você deve estar se perguntando: o som não se propaga pelo vácuo, então como isso foi possível? Simplesmente porque as galáxias também possuem muitos gases que permite que as ondas sonoras se propaguem, captando o som dos buracos negros. Legal, não é mesmo?

Exploração dos recursos do Universo

Com o avanço científico e tecnológico estamos acompanhando descobertas cada vez mais interessantes. O envio de sondas a Marte revelou que o quarto planeta do Sistema Solar tem água e pode já ter sido habitado por seres vivos.

Também por isso, está começando uma corrida em relação ao turismo aeroespacial, que já teve êxito em setembro de 2021, promovido pela SpaceX. Aliás, a empresa do bilionário Elon Musk está confiante para a realização do primeiro voo orbital com o foguete Starship.

É exatamente neste foguete que o dono da SpaceX e da Tesla pretende ir à Lua e a Marte, a turismo. Inclusive, Musk já informou que é possível criar uma cidade autossuficiente com os recursos que o Starship é capaz de transportar.

Fonte(s): Blog Betway Imagens: Reprodução / Unplash

Jornal Ciência