Proteína do “leite” de baratas pode ser o novo superalimento do futuro

de Julia Moretto 0

Uma nova pesquisa descobriu, localizada no intestino médio de baratas, uma proteína que pode ser a chave para a alimentação da nossa população no futuro.

Embora a maioria das baratas não produzam leite, os cientistas descobriram que a espécie Diploptera punctata, bombeia um tipo de líquido, que contém cristais de proteína, para alimentar seus bebês.

O que mais impressionou os pesquisadores, é o fato de que um único cristal desta proteína contém mais de três vezes a quantidade de energia encontrada no leite de búfala – que é superior ao leite de vaca.

Como ordenhar uma barata não é a opção mais viável, uma equipe internacional de cientistas, liderada por pesquisadores do Instituto de Biologia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa, na Índia, decidiu sequenciar os genes responsáveis pela produção de cristais de proteínas para que eles possam ser reproduzidos em laboratório.

Os cristais são como um alimento completo. Eles têm proteínas, gorduras e açúcares. Se você olhar para as sequências de proteínas, eles têm todos os aminoácidos essenciais“, esclareceu Sanchari Banerjee, um dos integrantes da equipe.

É importante pontuar que esta fonte de proteína não deve ser usada para perda de peso e nas dietas ocidentais. Essa nova descoberta pode ser utilizada como uma maneira rápida e fácil de ganho de calorias e nutrientes para os que precisam obter ganho de peso rapidamente de forma saudável.

Com essas descobertas, o próximo passo dos cientistas é obter formas para produzir o cristal em escala maior, tornando todo o processo mais eficiente.  A pesquisa foi publicada na IUCrJ, a revista da União Internacional de Cristalogafia.

[ Science Alert ] Foto: Reprodução / Freestockphotos ]

Jornal Ciência