Por que a pele do pênis é mais escura que o resto do corpo?

de Merelyn Cerqueira 0

Desconsiderando as várias condições médicas que acabam por escurecer as regiões genitais, normalmente, o tom de pele na região do pênis parece ser mais escuro do que o resto do corpo. Mas por que será que isso acontece?

De acordo com o dermatologista Lindsey Bordone, do Centro Médico da Universidade de Columbia, EUA, isso ocorre devido a um efeito hormonal, já que esse processo de escurecimento ocorre durante o período da puberdade.

Quando os homens passam por essa fase, o corpo começa a produzir mais hormônios, como a testosterona, androsterona e androstenediona, que são responsáveis pelas características sexuais secundárias, tais como pelos faciais e corporais e pigmentação da pele. Logo, esse escurecimento ocorre quando os hormônios andrógenos respondem aos melanócitos – células da pele que produzem melanina.

Para além da fase da puberdade, outros fatores podem influenciar essa pigmentação, especialmente na virilha e saco escrotal, como fricção crônica, desequilíbrio hormonal, elevados níveis de açúcar no sangue (como em pessoas com diabetes) e obesidade.

Outro fator, e menos conhecido, é a acantose nigricans, uma condição rara de pele caracterizada pela presença de uma hiperpigmentação e aparência áspera nas dobras da pele perianal e axilas.

[ Muy Interesante ] [ Foto: Reprodução / Fatos ]

Jornal Ciência