Poluição de lago indiano atinge níveis críticos, fazendo-o pegar fogo!

de Bruno Rizzato 0

Parte da cidade de Bangalore, na Índia, está sofrendo com uma espuma tóxica presente em um lago extremamente poluído. O Lago Bellandur é o maior da cidade, e também o mais sujo. Décadas de resíduos químicos não tratados e lançados ao lago se transformam em uma espuma branca e espessa toda vez que chove no local. Esta espuma contém efluentes como graxa, óleo e detergentes que, por vezes, pegam fogo, transformando um dos pontos turísticos mais importantes da região em um lago de fogo.

Muitos moradores estão irritados e preocupados com o fenômeno natural. “Toda vez que chove e o volume de água aumenta, a espuma levanta e andar por este trecho torna-se arriscado”, disse Visruth, que mora a 30 metros de distância do lago. “Devido à espuma, a visibilidade é reduzida e a área cheira mal. Carros e motos que passam nesta área ficam cobertos com espuma”.

rio-poluido-na-India_01

Segundo Mohammed Attaulla Khan, que cresceu na região próxima ao lago, vê-lo queimando em maio deste ano foi inesquecível. “Não é todo dia que um lago pega fogo. Isso deve fazer as pessoas acordarem e perceberem que temos um problema sério”, disse.

Ramachandra, um dos principais cientistas ambientais da cidade, apresentou um relatório às autoridades, em junho, após o incêndio. Seu relatório explicou como “fluxo contínuo de esgoto não tratado e efluentes” estão sendo transformados em espuma quando há chuva ou vento. Ele disse que o evento foi desencadeado por algo pequeno, como se um cigarro aceso tivesse sido jogado no lago, inflamando a espuma.

rio-poluido-na-India_02

Infelizmente, as autoridades locais não têm sido capazes de combater a situação. Com a população crescendo em taxas assustadoras (o número de habitantes quase duplicou, indo para 10 milhões, nas últimas duas décadas), as agências locais não têm sido capazes de administrar a poluição. “As agências reguladoras são fracas e não têm muito poder nem pessoal. Os poluidores foram acumulados durante quatro décadas. Estamos pagando o preço por isso”, disse Ramachandra.

rio-poluido-na-India_03

O lago Bellandur recebe diariamente mais de 130 milhões de litros de esgoto não tratado ou parcialmente tratado de casas e indústrias por toda a cidade. A espuma atual presente no lago foi relatada como sendo mais espessa e mais fedida que nos anos anteriores. Quando o vento sopra a espuma para as ruas, ela obstrui a visibilidade de condutores e pedestres.

A espuma também está afetando a saúde das pessoas que entram em contato com ela. Quando Ramachandra e seus alunos do Instituto Indiano de Ciência passaram uma tarde colhendo amostras de espuma, tiveram erupções cutâneas graves. Os moradores que vivem no local reclamam de dores de cabeça, tontura e doenças do estômago, todos provenientes da poluição.

rio-poluido-na-India_04

O governo emitiu notificações aos órgãos municipais envolvidos para que desenvolvam um plano de ação que combata o problema da espuma química. O prefeito convocou um time de engenheiros de sistemas de esgotos de águas pluviais para visitar a área e encontrar soluções. “Vamos perguntar-lhes sobre o processo de criação de estações de tratamento de esgoto para desviar esgoto de águas pluviais destes drenos”, afirmou o prefeito. A população segue desconfiada, sem acreditar que a prefeitura poderá arcar com os custos.

 

[ Oddity Central ] [ Foto: Reprodução / Debasish Ghosh via Oddity Cenral ]

Jornal Ciência