Pesquisadores chineses estão vendendo microporcos, geneticamente modificados, como animais de estimação

de Otto Valverde 0

Minúsculos porcos geneticamente modificados ​​já podem ser comprados como animais de estimação, na China.

Um instituto de pesquisa genômica localizado em Shenzhen, possibilitou a clonagem de porcos em miniatura, chamados Bamas, e agora modificou seus genes para torná-los ainda menores e comercializá-los.

Esses microporcos teriam características perfeitas para certos experimentos relevantes para a medicina humana, de acordo com a revista científica Nature, e o máximo de peso que podem atingir é cerca de 15 Kg. A maioria dos porcos Bama não modificada pesa entre 35 e 50 Kg, e os suínos de criação normais podem até ultrapassar os 100 Kg.

Agora, de acordo com a Nature, o instituto de pesquisa BGI, originalmente conhecido como o Instituto de Genômica de Pequim, está vendendo alguns desses microporcos para as pessoas que os queiram como animais de estimação. O anúncio foi feito na semana passada, na Shenzhen International Biotech Leaders Summit, na China, onde os cientistas da BGI disseram que o preço inicial para os animais seria de 10.000 yuanes (cerca de R$ 6.217).

microporcos-geneticamente-modificados-China_01

Os lucros das vendas serão investidos na pesquisa de clonagem dos microporcos, para estudos de doenças humanas que possam ser replicadas em suínos. A engenharia genética é amplamente utilizada na agricultura, nas plantas e nos animais, mas tem sido sempre um assunto controverso.

A venda desses porcos como animais de estimação também causou revolta em grupos ativistas e pessoas que acreditam que os pesquisadores ultrapassaram limites éticos.

[ QZ ] [ Foto: Divulgação / BGI ]

Jornal Ciência