Pandoravírus: conheça o maior vírus que existe no mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Os vírus com os quais estamos familiarizados, como o da gripe, por exemplo, são pequenos e simples.  Enquanto os vírus da gripe possuem cerca de 100 nanômetros de diâmetro e apenas 13 genes, os cientistas estão começando a perceber que não há razão para que todos os vírus sejam semelhantes.

De fato, existem “megavírus” que podem ser muito maiores e mais complexos do que qualquer outro que você tenha conhecido antes, como o Pandoravírus, por exemplo.

Segundo um estudo publicado na revista Science, esse megavírus recém-descoberto é o maior de seu tipo já visto. Em volume é 200 vezes maior que o da gripe e com 2.556 genes. Mais estranho do que isso só o fato de que apenas 6% desses genes são conhecidos por nós, enquanto que o resto é completamente novo.

Os pesquisadores nomearam “pandoravírus” em uma referência a possibilidade de que a descoberta leve a novos tipos de conhecimentos sobre vírus – como uma “caixa de pandora”.

O primeiro pandoravírus foi encontrado em uma escavação de rotina feita na costa do Chile, e confundiu os pesquisadores até que eles descobrissem que o microrganismo não possuía DNA bacteriano, e que, de fato, deveria ser um vírus gigante. Pouco depois, outro pandoravírus foi encontrado, dessa vez em um lago australiano.

Os pesquisadores acreditam que isso indica que essa forma de vírus pode não ser tão rara, embora ainda haja muitas questões envolvendo este tipo, como, por exemplo, por que elas são muito maiores do que os outros vírus?

Os pandoravírus descobertos até o momento foram encontrados apenas embaixo d’água e, felizmente, não parecem perigosos para os seres humanos – ainda não há indícios de que possam nos infectar de alguma forma.

De acordo com Eugene Koonin, do National Institutes of Health, a espécie do megavírus em questão não tem capacidade de causar qualquer tipo de doença ou epidemia generalizada ou aguda e, portanto, não deverá ser adicionada a uma lista de vírus perigosos tão cedo.

Fonte: Popular Science Fotos: Reprodução / Popular Science

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!