O que acontece quando você mistura alvejante com Coca-Cola?

de Merelyn Cerqueira 0

A Coca-Cola é sempre alvo de muitas experiências químicas na internet, talvez a mais famosa seja a mistura dela com a bala Mentos. Também já vimos que o refrigerante é capaz de remover ferrugem, desentupir pias e muito mais. Agora, a novidade é misturar água sanitária ao refrigerante, e o resultado é surpreendente.

Postado pelo canal “Crazy Russian Hacker”, o vídeo já tem quase 15 milhões de visualizações. Na gravação, Taras Kul enche um copo com o refrigerante e em seguida adiciona uma quantidade razoável de alvejante. Conforme ele mistura com um palito, é possível verificar que a cor escura da Coca-Cola vai desaparecendo, ao ponto de deixar o conteúdo do copo completamente límpido, semelhante à água.

A explicação química possível para o resultado do experimento é que as moléculas do alvejante neutralizem as moléculas de 4-metilimidazol (4-MI), a principal responsável pela cor escura da Coca-Cola.

Portanto, se você tem a intenção de realizar o experimento em casa – assim como sugere o russo no final do vídeo – vale lembrar: a Coca-Cola vendida no Brasil possui muito mais corante do que as vendidas em outros países. Outra dica importante é descartar o líquido após o experimento, pois o seu conteúdo é uma mistura tóxica de refrigerante com produto limpeza. Você pode conferir o vídeo do experimento aqui:

[ YouTube ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência