Se você estiver com planos de algum dia embarcar em uma viagem para explorar os confins do espaço, aqui vai uma dica: leve uma cópia do mapa criado por Pablo Carlos Budassi.
Combinando imagens capturadas por sondas e telescópios da NASA e utilizando mapas logarítmicos do Universo criados por astrônomos da Universidade de Princeton, Budassi conseguiu criar uma verdadeira obra-prima cartográfica.
O que a imagem tem de bonita, tem de complicada
Imagine uma imagem panorâmica de sua sala. Agora imagine se fosse possível fazer a mesma coisa com o Espaço – com a parte conhecida pelo homem, pelo menos. Os mapas logarítmicos são capazes de encapsular grandes áreas dentro de ilustrações administráveis, uma vez que sua escala diminui, à medida que se aproxima das extremidades, ou seja, os objetos no meio do mapa, são mostrados em uma escala muito maior do que os que estão na borda. Sendo assim, as grandes distâncias do Universo, podem ser condensadas em uma área relativamente pequena do mapa.
Desvendando o mapa
Observando o mapa cartográfico criado pelo artista, podemos notar o centro o Sistema Solar, além da região de objetos congelados conhecidos como a Nuvem de Oort. Mais adiante, pode-se ver a teia cósmica que une o Universo. Indo mais ainda para a borda do mapa, um grande anel de radiação cósmica, que é a mais antiga do universo, e contém sobras do Big Bang.
Por fim, um anel de plasma quark-gluón circunda toda o mapa cósmico. Esta é a sopa primordial de partículas criada pela Big Bang e que encheu o universo para os primeiros microssegundos de existência.
Em entrevista para a Tech Insider, Budassi afirmou que a ideia para o mapa surgiu enquanto fazia hexaflexagons para o aniversário de seu filho. Os hexaflexagons são estruturas de papel que contém uma série de lados escondidos, condensando grandes quantidades de informação em um espaço mais compacto. Com um mapa cósmico como esse, não existem mais desculpas de se perder no espaço. Faça download do seu em alta resolução, clicando aqui!
[ IFLS ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]