Nova espécie de formiga é encontrada em vômito de sapo venenoso

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores recentemente encontraram uma nova espécie de formiga no conteúdo estomacal de um sapo venenoso da espécie Oophaga sylvatica, conhecido como “diablito” e oriundo do Equador.

A formiga estava morta e apenas um espécime foi encontrado. Apesar das informações limitadas, o inseto apresentou uma boca longa que poderia ser usada para encontrar alimentos.

nova-especie-de-formiga-encontrada-no-vomito-de-sapo_01

Com pouco mais de 1,60 cm de comprimento (1/4 de polegadas), a formiga foi encontrada no vômito do sapo venenoso. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Rochester em Nova York, esses anfíbios são, muitas vezes, uma boa maneira de descobrir novas espécies de insetos, porque podem comer em lugares onde os humanos não podem chegar. O sapo em questão adquire suas propriedades tóxicas exatamente a partir de sua dieta.

nova-especie-de-formiga-encontrada-no-vomito-de-sapo_02

Nomeada cientificamente como Lenomyrmex hoelldobleri, ela “foi descoberta em uma amostra do conteúdo estomacal do sapo dendtrobatpideo”, escreveram os pesquisadores liderados pelo professor Christian Rabeling. A boca larga observada no inseto poderia ser utilizada para pegar animais ainda menores escondidos em fendas.

Agora, há exatamente sete espécies conhecidas pertencentes ao gênero Lenomyrmex, do qual a formiga recém descoberta faz parte. Os pesquisadores acreditam que ela possui uma combinação de características semelhantes às de outros exemplares.

Esta espécie é nomeada em honra do nosso colega e amigo Bert Hölldobler por ocasião do seu 80º aniversário. Por causa da paixão de Bert por formigas, suas pioneiras descobertas e contribuições para entomologia e ecologia comportamental, bem como sua dedicação à tutoria a próxima geração de mirmecologistas, a mimercologia [estudo das formigas] tornou-se sua própria disciplina em entomologia e continua a atrair estudantes entusiastas que partilham o amor de Bert pelas formigas”, escreveram os autores.

A descoberta da formiga foi descrita em um artigo publicado pela revista ZooKeys.

nova-especie-de-formiga-encontrada-no-vomito-de-sapo_03

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência