Nos EUA, garota de 8 anos é diagnosticada com forma rara de câncer de mama

de Bruno Rizzato 0

Após desenvolver uma forma rara da doença, uma menina de oito anos, de Utah, nos Estados Unidos, é uma das pessoas mais jovens a receber um diagnóstico de câncer de mama.

Chrissy Turner, que vive com sua família, em Centerville, encontrou um caroço no peito no mês passado e, depois de uma visita urgente ao médico, teve a forma chamada de carcinoma secretor de mama – cuja incidência é de “um em um milhão” – diagnosticada. Agora, ela passará por uma mastectomia no início de dezembro para remover seu tecido mamário.

Chrissy, ao saber da notícia, assustou-se. “Eu estava com medo de descobrir o que era, mas eu sabia que poderia lutar e espero que eu realmente possa fazer isso”, relatou ela. Sua mãe, Annette Turner, demorou para aceitar o diagnóstico, mas resolveu passar força para sua filha. “É uma forma muito rara de câncer de mama. Apenas um em um milhão de pacientes são diagnosticados com ele, e ela é a mais jovem que os médicos já viram com este tipo particular de câncer de mama”, contou Annette.

Casos de câncer de mama em crianças muito pequenas não são desconhecidos, porém, muito raros. Um relato na literatura científica, em 2000, falava sobre uma menina de apenas seis anos, no Reino Unido. Outras cinco meninas com idades inferiores a 10 anos foram diagnosticadas com câncer de mama, entre 2010 e 2012, de acordo com a Cancer Research UK.

A maioria dos nódulos mamários em crianças são benignos. Os poucos que são confirmados como câncer de mama são menos susceptíveis à metástase do são que em adultos, embora exista o risco de que eles não sejam encontrados antecipadamente. O tratamento mais comum é a mastectomia. A radioterapia apresenta mais riscos para uma criança, pois o paciente ainda está em desenvolvimento.

Annette e seu marido, Troy Turner, ficaram preocupados com a notícia porque ambos são sobreviventes de câncer. Annette tinha câncer cervical, e seu marido está lutando contra o retorno de um linfoma não-Hodgkin (neoplasia maligna nos linfonodos, com funções no combate a infecções), que ele desenvolveu pela primeira vez quando Chrissy era um bebê.

Um dos médicos que trata Chrissy, Brian Bucher, disse que o carcinoma secretório foi considerado “muito tratável”. Este câncer é responsável por apenas 0,15% dos cânceres de mama. “Chrissy vai precisar ser submetida a uma mastectomia simples para remover todo o seu tecido mamário remanescente, evitando que esse tipo de câncer retorne”, disse Bucher.

O paciente mais jovem conhecido com carcinoma secretor, foi um garoto sul-coreano de 3 anos, relatado na literatura médica em 2000. Ele foi operado depois que um crescimento anormal em seu peito foi descoberto.

Uma amiga da família, Melissa Papaj, está ativa nas mídias sociais para tentar aumentar a consciência sobre a situação da família e a necessidade de apoio. A família e os amigos organizaram uma campanha de arrecadação de verbas no site GoFundMe para ajudar a pagar as despesas médicas de Chrissy, que precisará de cuidados médicos e acompanhamento contínuo. “Nós vamos lutar contra isso como uma família. Nós estaremos sempre com Chrissy, não importa o que aconteça”, concluiu Annette.

[ The Guardian ] [ Foto: Reprodução / www.gofundme.com/Chrissysalliance ]

Jornal Ciência