Conforme reportado pelo jornal inglês Metro, a campanha do ‘brexit’, que marcou a saída da Inglaterra da União Europeia, na semana passada, pelo seu lado mais sombrio, foi realizada por motivos de ódio e racismo. Em consequência a isso foram relatados ataques contra imigrantes, incluindo três prisões realizadas em Manchester, feitas sob a alegação de uma passageira de trem que havia sido violentada.
Em meio a essas adversidades, uma nova campanha começou a popularizar na internet. A tendência, que começou nas redes sociais e emergiu para a vida real, mostra a solidariedade da população britânica aos estrangeiros imigrantes presentes na Grã-Bretanha. Chamada pela hashtag #safepin, ela é tão simples quanto parece. O apoio requer apenas a fixação de um alfinete na roupa.
Ela foi criada por uma norte-americana que atualmente mora em Londres, chamada Allison, e está ganhando cada vez mais força. Em entrevista ao Indy100, ela disse que teve a ideia enquanto assistia aos jogos da Eurocopa com o marido. “Eu sempre tenho que lembrar as pessoas de que também sou uma imigrante. Mas como sou branca e tenho o inglês como primeiro idioma, então passo despercebida. Eles costumam dizer, “ah, você não conta! Não é o tipo de pessoa que estamos falando”.
Entre os nomes conhecidos que apoiam a causa, está a colunista, autora e confeiteira Nadiya Hussain, que já venceu seis edições do programa The Great British Bake Off, além de centenas de outros europeus, e não europeus, que seguiram o exemplo. “Milhares de pessoas que votaram nesse referendo, pelo sim ou pelo não, ficaram horrorizadas com os casos. Elas precisam saber que algo, mesmo um gesto pequeno, precisa ser feito sobre isso”, disse Allison.
[ Metro ] [ Fotos: Reprodução / Internet ]