Mulher chamada de “gorda e preguiçosa” descobre câncer na tireoide após engordar quase 40 Kg em 4 meses

de Merelyn Cerqueira 0

Bryony Bateman, 27 anos, mãe de um filho e moradora de Bristol na Inglaterra, ficou perplexa com a quantidade de peso que havia ganhado em um período de quatro meses. Sempre acostumada com o seu manequim de tamanho 38, Bryony passou rápida e inexplicavelmente para o 46.

Ao procurar os médicos, em duas das ocasiões ela ouviu que precisava se exercitar e deixar as “besteiras” de lado. Sendo assim, e determinada a perder peso, a moça se juntou a um clube de emagrecimento, mas foi incapaz de perder qualquer peso.

Após três meses de dieta, notou um pequeno nódulo em forma de banana crescendo em seu pescoço. Ao realizar alguns exames, descobriu ter um tumor canceroso que estava pressionando a sua tireoide e que foi capaz de atrapalhar o seu metabolismo e causar o ganho de peso.

Em entrevista do Daily Mail, Bryony afirmou que comia normalmente, mas que seu peso subia inexplicavelmente. “Eu realmente não sabia o que estava acontecendo. Durante meses, o meu médico me dizia que eu era gorda, preguiçosa e comia muita besteira. Assim que eu descobri o que era, só pensava em tirá-lo [o tumor] de mim”, disse.

cancer-na-tireoide-01

O tumor, um tipo raro de câncer, estava pressionado contra a sua tireoide – pequena glândula localizada na base do pescoço e que controla o metabolismo – impedindo seu corpo de regular o peso. Além do ganho de peso, o sintoma mais comum em pacientes com câncer de tireoide é a presença de um nódulo indolor, ou inchaço, que se desenvolve no pescoço. Nos estágios mais avançados, os sintomas podem incluir rouquidão, dores de garganta e dificuldades em engolir.

No entanto, ter um caroço em sua glândula tireoide não significa que ele é, necessariamente, um câncer. De acordo com dados da NHS Choices, cerca de um em cada 20 nódulos da tireoide são cancerosos. No caso de Bryony a operação para remoção do tumor foi um pouco complicada, pois ele tinha se incorporado a um dos nervos da língua. No entanto, os cirurgiões conseguiram remover o nervo, bem como os nódulos da tireoide e linfáticos.

Bryony ficou completamente livre do câncer em março de 2013, quando se casou com Neal, 31, no mesmo ano. Os médicos recomendaram que ela esperasse seis meses até o fim da terapia, realizada com iodo radioativo, para que tentasse ter um bebê. Sendo assim, seis meses depois, e mesmo com os desequilíbrios hormonais que dificultariam o processo, ela descobriu estar grávida de Eva, hoje com um ano de idade.

cancer-na-tireoide-02

Atualmente, ela luta para voltar ao antigo peso, já que não tem mais problema em sua tireoide, mas ainda teme quando lembra o que poderia ter acontecido se não tivesse descoberto o tumor. No ano passado, começou a trabalhar em uma empresa de saúde privada que oferece cuidados para pacientes terminais que desejem morrer em casa.

Além disso, Bryony ainda oferece sua experiência para ajudar pessoas com câncer. Segundo ela, geralmente as pessoas que possuem câncer na tireoide passaram pela mesma situação. Não cientes dos sinais, são simplesmente acusadas de serem gordas ou preguiçosas.

Fonte: Daily Mail / NHS Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência