Misterioso peixe preto com “pernas” é identificado por cientistas!

de Bruno Rizzato 0

Uma espécie de peixe inusitada, com o corpo totalmente preto e com “pernas”, foi encontrada por Claudia Howse, Glenys Howse e James Beuvink, enquanto eles passavam as férias em Bay of Islands, na Nova Zelândia, no início deste mês.

Confusos e perplexos após a descoberta, eles enviaram o animal ao Museu da Nova Zelândia Te Papa Tongarewa para identificação. 

Inicialmente, o museu escreveu uma postagem em suas redes sociais para explicar que o “peixe com pernas” poderia ser de uma espécie chamada Antennariidae, uma família de peixes actinopterígeos da ordem Lophiiformes. Agora, Andrew Stewart, um especialista em peixes do museu, já identificou o espécime como um Antennarius striatus.

Normalmente, os museus da Nova Zelândia não matam os animais para estudá-los, como acontece em alguns locais. Porém, a família que encontrou o peixe, transportou ele ao museu em um recipiente com água salgada, com a intenção de enviá-lo ao aquário Kelly Tarlton, em Auckland, para identificação, e ele acabou não resistindo ao ambiente. Por isso os exemplares foram enviados ao museu, já mortos, como um espécime para pesquisa.

 Assim, os pesquisadores retiraram uma pequena amostra de tecido do peixe para realização de uma pesquisa mais aprofundada. Normalmente, esta espécie possui manchas ou riscas distintivas, fazendo com que os pesquisadores ficassem perplexos com um exemplar totalmente negro.

“É muito incomum, pois este é completamente preto, com apenas um traço do padrão da espécie”, escreveu o museu em sua última mensagem no Facebook. Os lophiiformes são peixes carnívoros que caçam com um recurso semelhante a uma “vara de pesca”, chamada de illicium, o primeiro raio da barbatana dorsal.

Foi este traço que deu a pista aos cientistas. “Há teorias de que esta é uma espécie altamente variável, mas esperamos que a amostra de tecido nos ajude a responder isso”, acrescentaram.  

O Antennarius striatus é capaz de “caminhar” no fundo do mar, usando suas pernas como locomoção, e se escondem utilizando suas barbatanas peitorais. Apesar de sua pequena estatura, eles também são carnívoros bastante ferozes, conhecidos até por serem canibais. Com sua “vara de pesca” eles atraem as presas, e quando estão ao alcance, eles expandem suas bocas, permitindo-lhes devorar peixes do mesmo tamanho que eles.

 O museu também explicou em sua postagem no Facebook, “Antennarius striatus possui a mordida mais rápida entre qualquer vertebrado. Suas bocas expandem na velocidade aproximada de uma bala de rifle .22, e isso em uma média 800x mais denso do que o ar”.

[ Fonte: IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Facebook ]

Jornal Ciência