Menino engole grampo e raio-X revela o objeto de 6 cm perfurando seu rim!

de Redação Jornal Ciência 0

Um garoto de 4 anos tinha dores misteriosas, quando um raio-X surpreendeu os médicos, revelando um grampo de 6 centímetros de comprimento perfurando seu rim.

Jeddah, da Arábia Saudita, havia visitado os médicos em várias clínicas, tendo febre e calafrios, mas ninguém conseguia encontrar a fonte de sua doença. Agora, exames finalmente revelaram o grampo, que também havia perfurado seu intestino delgado, preso em seu rim.

Médicos removeram a peça de metal cirurgicamente e advertiram que objetos finos e cortantes podem ser perigosos quando ingeridos. O incidente incomum foi registrado na revista médica BMJ Case Reports.

grampo-perfurando-o-rim_01

“Quando meu filho começou a se queixar, eu e a maioria dos médicos que o viram não estavam preocupados porque ele não apresentava quaisquer sintomas alarmantes. Quando fui informado que meu filho tinha um grampo preso em seu rim e que ele precisaria de uma operação, comecei a me culpar. Eu aprecio o grande esforço feito pela equipe cirúrgica no tratamento de meu filho pequeno. Prometo ser mais consciente com o comportamento dos meus filhos”, disse seu pai, em entrevista à revista.

O menino vinha sofrendo de dores nas costas, febre e calafrios, e tinha passado por muitas clínicas médicas durante três meses. Os médicos pensavam que ele tinha infecção urinária e recebeu antibióticos. Mas, apesar do medicamente, ele continuou tendo febre. Ele não tinha nenhuma doença médica subjacente, deixando os médicos perplexos. Quando a febre chegou a 40 °C, ele foi levado de volta ao hospital, quando passou pelo raio-X revelador.

O menino havia ingerido o objeto há algum tempo e seus pais disseram que ele sairia normalmente – pensando que o grampo já havia saído nas fezes. Na cirurgia, os médicos fizeram um corte em seu abdômen para obter acesso ao rim e remover o grampo. Felizmente, nenhum sangramento ocorreu e o menino se recuperou bem, recebendo alta após uma semana.

grampo-perfurando-o-rim_02

Os médicos disseram que a maioria das crianças que engolem objetos possuem menos de três anos. Moedas e ossos são os objetos mais comumente ingeridos. Normalmente, eles saem naturalmente do corpo, mas existe grande riscos de um objeto fino e afiado perfurar alguma parte do corpo. Da mesma forma, ímãs e baterias podem causar complicações em caso de ingestão.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência