Membrana rosada no canto de nossos olhos tem importante função, descobre estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Você certamente já deve ter reparado que no canto de ambos os nossos olhos há uma pequena membrana cor de rosa.

Embora pareça algo insignificante, e considerando que são poucas as imagens de anatomia dos olhos que a mostram, esta “prega semilunar”, como é chamada, possui uma importante função para nossos olhos, conforme apontado pelo Diário de Biologia.

Trata-se de uma pequena dobra da conjuntiva que serve para manter a drenagem da lágrima, regulando a umidade dos olhos. Além disso, ela auxilia o movimento do globo ocular, dando-lhe maior rotação. 

A prega semilunar nada mais é do que um produto da evolução humana, um vestígio remanescente da chamada membrana nictitante (terceira pálpebra), que atualmente está presente apenas em pássaros, répteis e peixes e funciona como uma proteção extra para a córnea.

Ela é retrátil, translúcida e pode se estender de modo que consegue cobrir toda esta região do olho sem atrapalhar a visão – coisa que nós não temos mais.

Embora nos mamíferos tenha se tornado vestigial, uma única espécie de primata, o Arctocebus calabarensis ainda a possui como uma membrana nictitante.

Em um estudo publicado na revista Annals of Anatomy, pesquisadores analisaram a prega semilunar em diferentes estágios de vida do ser humano. Eles descobriram que nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário, a estrutura cobre grande parte da órbita ocular.

Então, a medida que o corpo se desenvolve, ela vai se afastando de modo que se instala no canto dos olhos. Os pesquisadores observaram ainda que nela há uma grande quantidade de células imunológicas, o que sugere que ela possa ter uma função imune nos olhos.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
error: Proibida a cópia sem autorização.