Ketchup pode ser péssimo para a saúde. Veja 5 motivos para você nunca mais comer!

de Merelyn Cerqueira 0

Conforme nos informamos, mais nos tornamos conscientes dos problemas que acompanham o consumo de alimentos processados, uma vez que são fabricados pela adição de químicos.

No entanto, embora se entenda que os orgânicos sempre serão a melhor opção, é difícil mudar drasticamente de dieta. Algumas pessoas simplesmente viciam em certos alimentos, como o ketchup, por exemplo.

Geralmente descritos como feitos à base de tomates, condimentos, água e açúcar, a verdade é que esse molho tão especial também traz uma forma de xarope de milho, conservantes e doses concentradas de frutose.

A frutose em si é considerada um problema porque, em grandes quantidades, pode levar ao acúmulo de gordura no fígado, aumento das triglicérides e diabetesAbaixo você confere cinco razões pelas quais deveria abandonar de vez o consumo de ketchup.

1 – Xarope de milho de alta frutose

A frutose, encontrada nas frutas, não é tão prejudicial porque o consumo das frutas gera uma série de benefícios, desde que não consumidas em excesso. No entanto, este não é o caso para o ketchup, que contém xarope de milho de alta frutose.

Embora o ketchup por si só não seja considerado ruim, essa forma de xarope de milho pode trazer problemas.

Feito à base de milho, é comumente associado a doenças do coração, obesidade, câncer, demência, insuficiência hepática, cárie dentária e diabetes.

Uma vez metabolizado pelo corpo, ele pode condicionar a um aumento acentuado dos níveis de açúcar no sangue, causando danos no sistema imunológico e fígado.

2 – Grandes quantidades de açúcar

O ketchup industrializado tem em média, 6 gramas de açúcar para cada 100 gramas do molho. No entanto, de acordo com dados da American Heart Association, a quantidade máxima de açúcar que devemos comer em um único dia é de 37,5 (ou nove colheres de chá) para os homens, e 25 gramas (seis colheres de chá) para as mulheres.

3 – Vinagre destilado e impróprio para consumo

Em uma ação movida em 2014, alegou-se que o ketchup, continha uma forma de vinagre destilado, não natural, feito a partir de milho geneticamente modificado e cultivado por meio de agrotóxicos e produtos químicos.

Apenas o termo vinagre destilado já não condiz com a realidade, uma vez que seus semelhantes não são produzidos por destilação, mas sim pela fermentação de álcool destilado.

4 – Quantidades absurdas de sódio

Alguns especialistas sugerem que o maior problema do ketchup são as quantidades absurdas de sódio.

Compreende-se que uma única colher de sopa do molho pode conter até 167 mg de sódio. Agora, considere que nem todas as pessoas se contentam com apenas uma colher e geralmente o produto é consumido como acompanhamento de outros alimentos, que também dispõem de grandes quantidades de sódio. 

Muitos nutricionistas sugerem que a quantidade máxima de ingestão de sódio para um dia deve ser de 2.300 mg, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que 2.000 mg já é suficiente.

5 – Exclusivamente feito de produtos transgênicos

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), mais de 90% de todo o milho cultivado no país é transgênico. Isto é, os grãos foram modificados em laboratório para serem tolerantes a certos herbicidas e/ou ações de insetos. 

A discussão dos transgênicos já é um debate que dura década, uma vez que alguns estudos questionam a segurança do método e impactos sobre a saúde humana, implicações éticas, econômicas, sociais e políticas.

Fonte:Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência