Jovem culpa queijo por infecção bacteriana que lhe deixou em uma cadeira de rodas

de Merelyn Cerqueira 0

Sam Philpott, 22 anos, de Walsall, Inglaterra, há três anos, quando viajou com seus pais para Kos, na Grécia, passou a sofrer de enxaquecas e dores intensas no corpo que logo lhe tiraram a capacidade de andar, condicionando-a a uma cadeira de rodas. No entanto, ela culpa o consumo excessivo de um tipo de queijo de cabra, não pasteurizado, que consumiu durante as férias pelo desenvolvimento de uma infecção bacteriana potencialmente fatal, chamada brucelose.

Poucas semanas antes de voltar para casa ela começou a sentir os sintomas debilitantes, semelhantes ao de uma gripe, bem como perda de memória e da fala, além de insônia. A jovem teria consumido o queijo em pizzas, sanduiches e saladas, mas não sabia que se tratava de um alimento não pasteurizado (não esterilizado).

paraplegica-apos-comer-queijo_01

A cada pedaço, para minha completa falta de sorte e de conhecimento, eu estava ingerindo as bactérias que causaram a minha permanência na cama. Elas não só têm tirado minha capacidade de viver uma vida normal, mas também o meu espírito”, disse ela.

Segundo relatos da família, essa não é a primeira vez que Philpott fica doente. Em 2010 durante um passeio pela Califórnia – onde estudava na época – ela foi picada por um carrapato. O ferimento logo se mostrou infeccionado e ela começou a desenvolver sintomas semelhantes ao da gripe, incluindo dores articulares incapacitantes, depressão, ansiedade, náuseas e falta de concentração. Os pais acreditam que ambos os incidentes poderiam estar conectados com sua atual condição.

No momento, Philpott ainda precisa realizar tratamentos intravenosos – com antibióticos e suplementos vitamínicos diretamente na veia. Ela também está sendo medicada com drogas associadas a doença de Lyme, já que a composição se encaixa para ambos os casos. No entanto, como o seu sistema imunológico foi comprometido, os médicos ainda não sabem como ela irá responder ao novo tratamento.

A brucelose, segundo informações da NHS Choices, foi praticamente erradicada do Reino Unido, podendo ocorrer em regiões da Grécia, Espanha e Itália. Proveniente de animais, ela pode ser assintomática ou causar sintomas semelhantes ao de uma gripe, porém mais duradouros. A infecção comumente acontece através do consumo de leite ou produtos lácteos não pasteurizados de animais infectados, ou mais raramente, pela ingestão da carne crua destes animais.

paraplegica-apos-comer-queijo_02

Nos animais, o contágio ocorre pela inalação de poeira ou contato direto entre espécies e superfícies infectadas. A propagação entre pessoas é muito rara, embora tenha havido casos de transmissão de mãe para filho através da amamentação, ou por meio de relações sexuais entre portadores da bactéria. A condição raramente é fatal para os seres humanos, mas há casos que levam a complicações, como endocardite e meningite que são potencialmente fatais quando não tratadas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência