Jornalista testa resistência de ponte de vidro na China com uma marreta e o que acontece é previsível

de Merelyn Cerqueira 0

Para algumas pessoas na China, o céu não precisa ser o limite. Especialmente quando se está sobre uma ponte suspensa feita de vidro a mais de 300 metros de altura.

 

Conhecido por idealizar grandes, ambiciosos e aterrorizantes projetos de infraestrutura, o país oferece oportunidade de olhar para o abismo da mortalidade através de um chão de vidro. Chamada de ponte Zhangjiajie, ela está localizada entre desfiladeiros em um Grand Canyon homônimo. Considerada a mais alta e longa do mundo, com 430 metros de comprimento, a ponte foi aberta ao público em agosto de 2016.

homem-bate-com-uma-marreta_2

Apesar de as autoridades afirmarem que ela foi concebida para resistir a ventos e terremotos, bem como ao peso de 800 visitantes, os turistas ainda estavam temerosos a respeito da segurança. Uma ponte semelhante teve uma das camadas de vidro trincada após um turista derrubar uma caneca de aço sobre ela.

 

Contudo, para tranquilizar os futuros visitantes sobre a segurança da ponte, um repórter da BBC, Dan Willians, resolveu testar a resistência da ponte de um jeito diferente. Ele tentou quebrar um painel de vidro semelhante, que estava disposto sobre uma estrutura em cima da ponte, utilizando apenas uma marreta. A primeira marretada fez a primeira camada de vidro trincar, as outras, cada uma com 2,4 centímetros de espessura, ficaram intactas – apesar dos insistentes 12 golpes. Confira o vídeo do experimento:

[ BBC ] [ Fotos: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência