Injeções de crista de galo poderiam auxiliar no tratamento da artrite

de Redação Jornal Ciência 0

Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS), a “injeção de crista de galo” é a melhor forma de tratar a osteoartrite, ou seja, a condição que deteriora as articulações do corpo, principalmente na região dos joelhos, dificultando a locomoção e causando muitas dores.

A injeção é feita com ácido hialurônico, uma substância que, naturalmente, é encontrada nas nossas articulações, lubrificando o atrito entre os ossos. O processo se chama viscossuplementação e, antigamente, a injeção era produzida pela crista de galos.

Com o avanço da tecnologia, a substância pode ser obtida de forma sintética, poupando a região da cabeça dos animais. Com um tratamento de aplicação semanal, realizado entre três e cinco semanas, as dores do paciente são fortemente diminuídas. Porém, nem sempre elas funcionam, de acordo com o portal ‘Mother Nature Network’, dependendo do tipo de artrite.

Apesar de parecer algo controverso, o tratamento se popularizou desde o início, quando pacientes que não podiam tomar os medicamentos anti-inflamatórios, ou não reagiam bem a eles, passaram a optar pelas injeções de crista de galo.

Nunca houve registro de que o procedimento pode reverter o quadro de artrite ou fazer a cartilagem crescer novamente”, afirma a AAOS, que, mesmo assim, registra resultados expressivos relatados pelos pacientes.

Segundo o Dr. Roland Moskowitz, reumatologista da Universidade de Case Western Reserve e cofundador da Sociedade Internacional de Pesquisa em Osteoartrite, nos EUA, sustenta a opinião de que as injeções de ácido hialurônico poderiam ajudar na produção, reforçando as juntas, preservando a cartilagem e retardando a evolução da condição.

artrite

Após uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Queensland, em Brisbane, na Austrália, reunindo 76 estudos do procedimento e seus resultados, foi possível observar que os níveis de dor reduziram de 28 a 54%, em média, em todos os pacientes avaliados. Os resultados seriam equivalentes aos efeitos de medicamento anti-inflamatórios. Além disso, verificou-se que o tratamento seria capaz de melhorar a condição em taxa de 9% a 32%.

Porém, nem tudo é perfeito. Além da demora em fazer efeito, o uso excessivo pode causar uma “quebra” da cartilagem encontrada nas juntas, piorando ainda mais o problema. Porém, é comum que injeções de crista de galo sejam aplicadas por médicos, junto com os anti-inflamatórios, para amenizar a dor, pois o ácido hialurônico não possui efeito imediato. 

Mother Nature Network / Jennifer Nelson ] [ Foto: Reprodução / Hitchster / Mikko Koponen ]

Jornal Ciência