Indonésia: milhares de tubarões têm apenas as barbatanas arrancadas para venda no mercado chinês

de Merelyn Cerqueira 0

Recentemente, milhares de tubarões mortos foram empilhados e fotografados por trabalhadores de um mercado na Indonésia.

Os animais, de todos os tamanhos, tiveram suas barbatanas removidas para que fossem vendidas em um leilão de peixes que seria realizado em Idramayu, na Indonésia. O país é um dos maiores pescadores de tubarões do mundo, devido a uma grande demanda de barbatanas por países como Singapura, China/Hong Kong e Taiwan, conforme reportado pelo Mail Online.

barbatanas-de-tubarao_01

Na culinária chinesa, as barbatas são um dos principais ingredientes de uma sopa extremamente cara – aproximadamente R$ 260 a tigela – considerada símbolo de riqueza, hospitalidade e status. Normalmente, é consumida apenas em ocasiões especiais, como casamentos e banquetes, caracterizando uma das iguarias marinhas mais valiosas do mundo.

barbatanas-de-tubarao_02

A cartilagem é utilizada para fornecer textura e engrossar o caldo de uma receita tradicional criada durante a Dinastia Song (960-1279). Antes de serem exportadas, as barbatanas são colocadas para secar.

barbatanas-de-tubarao_03

Segundo um relatório do Jakarta Post, dados sugerem que a Indonésia produz cerca de 486 toneladas do produto por ano. Apesar das objeções do governo, a captura do tubarão ainda é abundante e difícil de ser controlada.

Segundo ativistas locais, “atualmente, a Indonésia está no topo dos 20 maiores pescadores de tubarão do mundo”, disse o gerente da campanha Save Sharks, Riyanni Djangkaru. Um estudo realizado recentemente pelo grupo de conservação WildAid, constatou que das 14 espécies de tubarões mais prevalentes desse comércio, todas sofreram declínios populacionais, variando entre 40 e 99%.

barbatanas-de-tubarao_04

Além disso, mais de 71% delas foram classificadas como vulneráveis ou em perigo, pela Conservation of Nature – consideradas em níveis de alto ou muito alto em relação aos riscos de extinção, visto que os pescadores não poupam nem mesmo os filhotes.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência