Homem mais pesado do mundo com 435 kg é transportado por 7 pessoas para realizar cirurgia

de Bruno Rizzato 0

O homem mais pesado do mundo, com cerca de 435 kg, passou por uma cirurgia de redução de estômago no ano passado.

Uma equipe de sete funcionários precisou ajudar a içar Andres Moreno para fora da cama e em uma maca reforçada, para transportá-lo de sua casa, em Cidade Obregon, a um hospital de Guadalajara, no México.

O homem, de 37 anos, passou os últimos anos na cama por conta de seu peso, lutando também contra uma grande variedade de doenças graves. Os médicos vão remover cerca de 70 por cento do estômago de Moreno, e reajustar uma longa parte de seu intestino delgado. O procedimento é utilizado em pacientes obesos mórbidos para reduzir a quantidade de refeições e a absorção de calorias dos alimentos, em uma tentativa de fazê-los perder peso.

homem-mais-pesado-do-mundo_01

Porém, a cirurgia representa um risco real para a vida de Moreno, pois os médicos realizaram a operação em alguém de seu tamanho poucas vezes, sob anestesia. O cirurgião Jose Castañeda admitiu que seu peso representa uma dificuldade até mesmo para os equipamentos, como a mesa de operação.

Porém, Moreno está otimista e esperançoso para uma “segunda oportunidade” de ter uma vida normal. “Eu vou passar por uma jornada que deve levar-me para uma nova fase da vida, um novo capítulo. Espero um novo livro por completo, diferente e distante da prisão que meu próprio corpo tornou-se”, disse ele para a Fox News Latina. Moreno enfrentou a obesidade desde cedo. Ele já nasceu pesando quase 6 quilos e, aos dez anos, já tinha 119 quilos. O sonho de Moreno é “ser alguém com um corpo normal”.

homem-mais-pesado-do-mundo_01

Moreno é o segundo mexicano a reivindicar o título de homem mais gordo do mundo, após o Guinness World Record conceder a Manuel Uribe com o título, em 2006. Quando vivo, Uribe, de Monterrey, pesava 560 kg e estava acamado desde 2002. Depois de um apelo na televisão para obter ajuda, ele começou a receber assistência médica e lentamente começou a perder peso. Mesmo emagrecendo bastante, ele ainda sofria de obesidade mórbida e nunca foi capaz de se levantar por conta própria, novamente. Ele faleceu no ano passado, aos 48 anos.

O México tem uma das populações mais obesas do mundo: 70% das pessoas estão acima do peso e um terço delas é obesa, causando uma série de problemas graves de saúde. O país também sofre uma das piores taxas de diabetes, que mata mais de 80.000 mexicanos anualmente.

homem-mais-pesado-do-mundo_02

Além de enfrentar a desnutrição e a fome em seus locais mais pobres, o México agora também precisa reduzir o número de pessoas com excesso de peso, de acordo com um relatório da ONU. O excesso de peso é mais proeminente entre os pobres e os jovens, muitos dos quais também sofrem de desnutrição por conta da má alimentação.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail e FOX News Latino]

Jornal Ciência