Homem de 63 anos tem tumor do tamanho de uma bola de futebol retirado de seu pescoço

de Merelyn Cerqueira 0

Em mais um curioso relato médico publicado pela BMJ Case Reports, um paciente procurou ajuda médica para resolver o problema de um tumor que estava localizado em seu pescoço e lhe causava alguns desconfortos no ombro, além de impedir que ele movimentasse a cabeça. Tratava-se de uma massa gigante, do tamanho de uma bola de futebol, que cresceu em seu corpo ao longo de vários anos e pesava quase dois quilos.

De acordo com o relatório, o paciente apresentou poucas queixas: uma dor nos ombros devido ao peso, a incapacidade de virar a cabeça e ocasionalmente algumas pontadas na região. Os médicos examinaram o crescimento e classificaram-no como uma enorme massa benigna, suave ao toque e “bem encapsulada”.

tumor-pescoco_01

Sendo assim, foi necessária uma cirurgia delicada para a remoção do crescimento. Evitando qualquer dano aos nervos ou músculos, os médicos conseguiram remover o tumor e o excesso de pele com sucesso. No relatório, os médicos afirmam que nenhuma cirurgia plástica foi necessária, pois o tumor não tinha causado nenhum dando externo à pele do paciente.

Após a operação os médicos mediram a massa – que tinha 30 cm de comprimento por 20 cm de largura – e realizaram testes que comprovaram que o crescimento era constituído por células de gordura, conhecidas como “lipomas” – que podem acontecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes no tronco e nos braços.

tumor-pescoco_02

Os lipomas geralmente afetam pessoas com idade de 40 a 60 anos e tendem a ser indolores, macios e pequenos. Os tratamentos mais comuns são feitos através de cirurgia ou lipoaspiração.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência