“Homem árvore” finalmente passa por cirurgia para remover as verrugas gigantes de sua mão

de Merelyn Cerqueira 0

O rapaz foi internado há três semanas na esperança de que os médicos avaliassem sua condição e desenvolvessem um tratamento.

 

Sofrendo com uma condição chamada hereditária rara conhecida como Epidermodisplasia Verruciforme, Abul Bajandar, de 26 anos, de Khulna, Bangladesh, conforme relatado aqui, fora apelidado de “homem árvore”.

 

No entanto, após ser internado, há mais ou menos três semanas para que os médicos discutissem a sua condição e opção de tratamento, os médicos decidiram operá-lo. Foram necessários nove médicos em um procedimento que durou cerca de três horas e meia, apenas para remover as verrugas gigantes da mão direita de Abul.

 

O rapaz notou as verrugas aparecendo em suas mãos pela primeira vez há 10 anos e até o momento da cirurgia, elas estavam pesando cerca de 5 quilos. De acordo com tabloide The Sun, a operação foi um sucesso. Segundo os médicos, agora será necessário avaliar a condição dele por mais três semanas antes de decidir se poderão ser feitas mais operações.

A Epidermodisplasia Verruciforme (EV), também conhecida como Displasia de Lewandowsky-Lutz, trata-se uma doença genética rara. A condição faz com que verrugas cutâneas semelhantes a galhos de árvores apareçam em qualquer parte do corpo – no caso de Abul, nas mãos e pés. Geralmente, a condição aparece em consequência do Papilomavírus Humano (HPV), podendo se agravar e evoluir para algo pior.

Abul Bajandar já tinha se tornado uma espécie de celebridade local em sua cidade. Algumas pessoas até chegaram a viajar para Kulhna só para conhecer o “Homem Árvore”, e ele recebeu centenas delas enquanto estava no hospital.

 

Enquanto o seu tratamento seguia indefinido, o governo de Bangladesh resolveu arcar com os custos da operação, e o primeiro ministro Sheikh Hasina chegou a receber em primeira mão notícias sobre o estado do rapaz após a cirurgia, que, de acordo com sua esposa, afirmava estar “feliz e relaxado”.

 

Confira a história de Abul Bajandar, relatada no Jornal Ciência, clicando aqui!

[ The Sun ] [ Foto: Reprodução / Print de Tela ]

Jornal Ciência