Hidrocefalia: menina sem tratamento desenvolveu cabeça de 60 cm de diâmetro

de Bruno Rizzato 0

Imagens comoventes, tiradas na região rural da Índia, mostram o sofrimento de uma criança de um ano e dois meses com uma forma extrema de hidrocefalia – situação na qual líquido fica acumulado dentro do crânio.

A cabeça de Dhabuhi Parmar tem cerca de 60 centímetros de diâmetro, quase três vezes o tamanho normal. Ela passa seus dias na cama e pode não sobreviver, caso não receba tratamento cirúrgico. Infelizmente, seus pais, Hitesh Parmar, de 22 anos, e Shakuntala, de 21, não possuem condição financeira para bancar o tratamento.

Trabalhando em uma vila remota no estado de Gujarat, eles estão desesperados para conseguir tratamento médico adequado para a filha, mas por terem uma renda mensal muito baixa, estão à espera de um milagre. “O peso de sua enorme cabeça é muito grande, e ela não pode sentar ou engatinhar. Ela tem que ficar deitada todos os dias de barriga para cima, pois não pode virar o rosto. Eu não sei porque Deus está nos punindo. Fiquei muito feliz quando ela nasceu, mas agora, eu não quero vê-la assim. Vê-la sofrer assim é devastador”, disse o pai em uma entrevista.

hidrocefalia_01

Dhabuhi nasceu saudável, mas após dois meses seus pais notaram que sua cabeça havia se tornado extraordinariamente grande. Eles a levaram para alguns hospitais locais e os médicos recomendaram que a levassem para o melhor e maior hospital da cidade. “Nós a levamos a alguns hospitais públicos ao redor de nossa aldeia e eles nos disseram que são incapazes de tratá-la e que devemos levá-la para um hospital melhor equipado. Mas o tratamento em melhores hospitais está além de nossa capacidade”, contou Hitesh.

Desesperado, o casal pediu dinheiro emprestado para comprar o remédio de que sua filha precisava, mas ele não deu resultado e sua cabeça continuou crescendo. Agora, todas as manhãs, os pais a alimentam com leite, de colheradas, e dão banho nela antes que sua avó, Geeta, chegue para passar o dia cuidando dela, enquanto o casal trabalha. “Eu temo que sua cabeça exploda um dia. Os médicos disseram que ela não iria sobreviver por mais de um ano. Sua condição me perturba e eu rezo por sua recuperação”, acrescentou o pai.

De acordo com Vineet Bhushan, neurologista pediatra do Apollo Hospitals, em Nova Deli, capital da Índia, a hidrocefalia é uma condição rara na qual o fluido cerebrospinal acumula no cérebro. “A condição pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver mais tarde, na vida”. Segundo ele, em casos graves, os pacientes com a condição não podem falar e possuem risco de perder a visão. Devido ao peso da cabeça, eles são incapazes de se sentarem e ficam apenas deitados. O tratamento usual para a condição é a inserção de um tubo fino no crânio para drenar o excesso de fluido do cérebro para outras partes do corpo. Esta condição é comum entre crianças e uma operação no momento certo pode salvar o paciente.

Uma instituição, tocada pela história de Dhabuhi, resolveu criar uma página de doações, na internet, para arrecadar fundos para sua cirurgia. A meta inicial era de 10 mil libras. Após algumas semanas, foram arrecadados cerca de 17 mil libras e a pequena Dhabuhi Parmar foi encaminhada para tratamento. 

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência