Grávida com grande irritação na barriga fica horrorizada ao saber que é alérgica à gravidez!

de Rafael Fernandes 0

Fiona Kerrigan, de 25 anos, estava entrando no terceiro trimestre de gravidez, quando erupções cutâneas tomaram conta de seu corpo. Elas começaram como estrias em sua barriga, depois se espalharam ao redor do corpo.

A mulher foi diagnosticada com erupção polimórfica da gravidez, antigamente denominada prurigo-urticária-pápula-placa da gravidez (PUPPP), uma reação rara causada por alterações hormonais durante a gestação.

A mãe de primeira viagem sofreu uma terrível reação alérgica ao próprio fato de estar grávida, deixando-a com diversas erupções cutâneas sobre sua barriga. Fiona estava em seus últimos três meses de gravidez, quando desenvolveu a reação entre suas estrias.

alergica-a-gravidez_01

A erupção polimórfica da gravidez – uma reação alérgica relacionada ao estiramento da pele do abdômen – provoca pequenos pontos cor-de-rosa levantados (pápulas) que aparecem nas estrias ao redor do umbigo de uma mulher – possivelmente como algum tipo de alergia.

Pode também se espalhar para as coxas e outras partes do corpo, e é mais comum na primeira gravidez, quando o abdômen é mais apertado. No entanto, a condição é inofensiva.

alergica-a-gravidez_02

Fiona deu à luz Leon, em janeiro do ano passado. Ela disse: “Eu tenho algumas estrias pela minha barriga. Elas eram bastante vermelhas e coçavam, então começaram a ficar instáveis e protuberantes. A partir de lá isso se espalhou como um incêndio por todo o meu corpo. Eu tinha listras tigradas em vermelho brilhante pela barriga e manchas vermelhas de irritação por todo o meu corpo. Estava em toda parte, nos meus braços e pernas e até mesmo nas palmas das minhas mãos”.

Ela acrescentou: “Foi absolutamente horrível! Eu estava tão preocupada em ficar com algumas estrias, e fiquei tão contente de evitá-las durante a maior parte da minha gravidez, para que, no fim, isso acontecesse por todo o meu corpo. Foi horrível! ”, contou a mãe.

A reação ocorre em cerca de 1 a cada 200 gestações e não há tratamento específico. Fiona foi enviada para o hospital e encaminhada a um dermatologista, que lhe receitou uma pomada esteroide e uma loção hidratante. Depois de aplicar a loção duas vezes por dia, a coceira foi embora e as erupções começaram a diminuir.

alergica-a-gravidez_03

“Por mais horrível que possa ter sido, tudo valeu a pena no final. Assim que eu segurei meu filho nos braços, esqueci tudo! Teria outro bebê, mesmo sabendo que isso pode acontecer novamente. Agora, finalmente tenho o meu corpo de volta e um menino saudável. Não poderia estar mais feliz” disse ela.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência