Gigante adormecido? Astrônomos descobrem que buraco negro supermassivo encontrado em 2011 está “descansando”

de Merelyn Cerqueira 0

Acredita-se que o buraco negro supermassivo localizado no centro da Via Láctea possa ter uma massa cerca de 10 bilhões de vezes maior que o Sol e um raio gravitacional de apenas 1/5 da órbita de Mercúrio.

Localizado na galáxia NGC 4889, que está a 300 milhões de anos-luz de Coma Cluster – um grande acúmulo de galáxias que possui mais de 1000 identificadas – os dias desse buraco negro supermassivo de engolir estrelas e devorar poeira estão no passado. Na verdade, os astrônomos acreditam que esse buraco gigantesco tenha parado de se alimentar e está descansando após o deleite proporcionado pela “cozinha cósmica” da NGC 4889.

O ambiente dentro da galáxia agora é tão pacífico que estrelas estão se formando a partir do gás remanescente que orbita ao redor do imperturbável buraco. Enquanto estava ativo, esse gigante se alimentava do processo de acreção, uma acumulação de matéria na superfície de um astro.

Quando um material galáctico – como o gás, poeira e outros detritos – começa a cair lentamente para dentro do buraco negro, ele se acumula e forma um disco de acreção. Orbitando em volta de um buraco negro, esse disco giratório de material cósmico é acelerado pela imensa força gravitacional do buraco e aquecido a milhões de graus.

Durante o seu período de atividade, os astrônomos teriam classificado a NGC 4889 como um quasar – antigas regiões astronômicas distantes e compactas que envolvem um buraco negro supermassivo, além de ser um dos maiores emissores de energia do Universo – porque o disco ao redor do buraco negro supermassivo teria emitido até mil vezes a produção de energia da Via Láctea. Esse disco de acreção sustentou o apetite do buraco negro supermassivo até que o suprimento de material nas proximidades estivesse esgotado. Sendo assim, no momento o buraco encontra-se “adormecido”.

No entanto, sua existência ainda permite que os astrônomos possam aprofundar seus conhecimentos sobre como e onde os misteriosos quasares foram formados durante o início do Universo.

[ Daily Mail / Veja / Astro ] [ Foto: Reprodução / NASA ]

Jornal Ciência