Gel à base de óleo de emu promete “desentortar” doença de Peyronie em homens

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecida como doença de Peyronie, a condição ocorre quando cicatrizes se formam do tecido fibrosos do pênis, causando dores e deformidade, tipicamente uma curvatura que aparece no momento da ereção. Em alguns casos também podem causar disfunção eréctil, conforme reportado pelo médico especialista, Dr. Martin Scurr, em sua coluna no Mail Online.

Segundo ele, as causas exatas da condição ainda são desconhecidas, mas acredita-se que ocorra em razão de uma combinação genética e lesões menores repetidas, que, em seguida, se curam de forma anormal. Além disso, um em cada cinco pacientes diagnosticados também apresentam outra condição conhecida como Contratura de Dupuytren, que ocorre na palma da mão, ou sola dos pés, causando uma cicatriz nodular entre um dos dedos.

Na doença de Peyrone, as dores ocorrem no momento da ereção, mas desaparecem em cerca de um ano após o desenvolvimento. A deformidade e os nódulos desaparecem em cerca de 10% dos homens ao longo do tempo, mas, em mais de 40% a curvatura acaba se agravando gradualmente. No restante, a condição fica completamente estável.

Logo, conforme reportado pelo especialista britânico, um novo gel que surgiu no mercado – um coquetel feito com de óleo de emu (uma ave australiana), nicardipinas e superóxido de dismutase – tem mostrado bons resultados no tratamento da condição, quando comparados com um gel placebo.

Embora o estudo seja pequeno – apenas 22 participantes testados – houve uma melhora significativa em 11 deles a partir do uso do gel (em termos de redução de curvatura e dor) e nenhuma mudança no grupo de controle que usava placebo”, escreveu.

Além disso, o tratamento não apresentou efeitos colaterais, fazendo os pesquisadores concluírem que essa é uma opção considerável quando comparado com outras no mercado, ou meios mais invasivos – injeções de drogas. Há também, evidências de que o gel tenha efeito anti-inflamatório, quando aplicado sobre feridas e articulações.

A nicardipina, segundo o especialista, geralmente é utilizada para tratar hipertensão, além de relaxar células musculares que compõe os músculos liso. Logo, as paredes dos vasos sanguíneos, intestino e bexiga são todas feitas com esse mesmo tipo de músculo.

Quando usado topicamente em pacientes com Peyronie, pode aumentar o aumento do fluxo sanguíneo e auxiliar os tecidos afetados, ajudando-os amolecer e se curarem”, escreveu. Outro componente do gel, o superóxido de dismutase, é uma enzima que se encontra em todos os tecidos do corpo, e acredita-se que ele tenha efeitos anti-inflamatórios quando usado como suplemento.

Apesar da composição ser considerada “engenhosa”, segundo Dr. Scurr, ainda são necessárias mais investigações sobre seu efeito em um número maior de homens e eficácia a longo prazo. Apesar de estar disponível em apenas alguns países, o conselho do especialista é procurar a ajuda de um urologista para descobrir mais sobre as formas de tratamento disponíveis e apropriadas.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência