Garoto tem corpo coberto de bolhas e quase fica cego após tomar o antibiótico amoxicilina

de Bruno Rizzato 0

Um menino de seis anos de idade, quase ficou cego após uma reação alérgica raríssima a antibióticos, com probabilidade de acontecer em 1 a cada 1 milhão de pessoas.

Declan Bitmead-Ellis, da Inglaterra, sofreu da condição Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) com risco de vida, após tomar amoxicilina para tratar uma infecção por amigdalite. Pouco depois de tomar os comprimidos, há sete meses, todo o seu corpo desenvolveu bolhas e ele perdia a consciência por várias vezes.

Os pais, Ashleigh Ellis, de 28 anos, e Andy Bitmead, de 26, ficaram aterrorizados e procuraram por médicos, que disseram que ele poderia não sobreviver à condição, que possui uma taxa de mortalidade de 30%. Porém, ele superou seu problema e agora, mesmo sem poder abrir os olhos por conta de danos no revestimento de seus globos oculares, ele está bem e já frequenta a escola novamente.

reacao-alergica-a-amoxicilina_01

Declan, após uma amigdalite, recebeu amoxicilina e logo em seguida passou mal, desenvolvendo uma erupção vermelha por todo o corpo e uma temperatura corporal perigosamente alta de 41 ºC. Já no hospital, sua pele começou a empolar e descascar, fazendo-o gritar de dor. Declan foi levado para o departamento de tratamento intensivo no Hospital Royal para crianças, em Bristol, onde os médicos usaram a Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) e lutaram para mantê-lo vivo.

A condição extremamente rara, muitas vezes, é desencadeada por uma reação alérgica a medicamentos e faz com que o sistema imunológico lute contra as células do próprio corpo. Como resultado, as células do sistema imunitário atingem células da pele, juntamente com o revestimento do pulmão, intestino, bexiga e olhos. Os médicos explicaram que o corpo de Declan estava queimando de dentro para fora e era preciso limpar a pele e mantê-lo hidratado, a fim de dar-lhe uma chance de vencer a doença. Eles também advertiram a mãe de que ele poderia não sobreviver. Ao longo dos dias, ele foi alimentado através de um tubo em seu nariz que lhe permitiu absorver os fluidos e proteínas que ele precisava.

O garoto foi colocado sob os cuidados da equipe de cirurgia plástica e queimaduras, e, diariamente, tinha curativos aplicados a sua pele para manter as feridas limpas e combater a infecção. Médicos de cuidados intensivos também o colocaram em respiração artificial, além de controlar coração e rins para se certificar de que eles estavam estáveis. Lentamente, ele recuperou sua força e depois de sete semanas no hospital, finalmente foi liberado para voltar para casa, ao lado de seus pais e seu irmão.

Porém, Declan foi deixado com sequelas. Ele teve problemas de visão permanentes como resultado da reação, e oftalmologistas têm alertado sua mãe que ele pode nunca mais recuperar a visão completa.

Declan (à esquerda), antes do problema.
Declan (à esquerda), antes do problema.

O cirurgião plástico do Hospital Royal Bristol para Crianças, Jon Pleat, disse: “Este foi um momento muito perigoso para Declan e um momento extremamente assustador para sua família. A única causa provável de sua doença foi o antibiótico. Dada a extensão de sua condição de uma em um milhão, ele teve a sorte de sobreviver. Este é um testemunho de sua personalidade forte, o apoio de sua família e os conhecimentos das muitas equipes que cuidaram dele no hospital”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência