Galinhas estão evoluindo 15x mais rápido do que o esperado, com duas mutações em apenas 50 anos

de Bruno Rizzato 0

A evolução é, tipicamente, um processo lento e constante, ocorrendo frequentemente ao longo de centenas e milhares de anos.

Por conta disso, os pesquisadores ficaram surpresos quando descobriram que a composição genética de frangos e galinhas sofreu duas mutações em apenas meio século. Tais mudanças nos genomas mitocondriais deveriam ser alteradas apenas cerca de 2% a cada um milhão de anos, o que sugere que as aves estão evoluindo 15 vezes mais rápido do que o esperado.

A descoberta foi feita por pesquisadores das universidades de Oxford e York, na Inglaterra. Eles estudaram os genes de uma espécie de galinhas domésticas de pedigree, e descobriram que duas mutações ocorreram em genomas mitocondriais das aves em apenas 50 anos.

Também foi descoberto que, em um caso específico, o DNA mitocondrial foi transferido de forma congênita do pai, mostrando que a chamada “fuga paternal” não é tão rara quanto se acreditava anteriormente. A pesquisa, publicada na revista Biology Letters, sugere que poderia haver uma disparidade entre as estimativas de longo prazo e de curto prazo de alterações mitocondriais. Ela também mostra que as alterações mitocondriais não são sempre herdadas da mãe.

Para fazer a descoberta, os cientistas estudaram as galinhas da raça Plymouth Rock Branca, criadas no Instituto Virginia Tech, há 50 anos. Eles, então, reconstruíram uma simulação de como o DNA mitocondrial poderia ter passado de mães para filhotes dentro da população. Isto foi feito através do estudo de DNA das amostras de sangue de 12 aves da mesma geração, usando as linhas maternas mais distantemente relacionadas, sabendo que a população tinha iniciado a partir de sete linhas parcialmente consanguíneas.

O autor principal do estudo, o professor Greg Larson disse: “As nossas observações revelam que a evolução está sempre se movendo rapidamente, mas nós não a vemos porque normalmente a medimos em períodos de tempo mais longos. Nosso estudo mostra que a evolução pode ser muito mais rápida do que as estimativas baseadas em fósseis sugeriam. Anteriormente, as estimativas apontavam para uma taxa de mudança de um genoma mitocondrial em cerca de dois por cento por milhão de anos. Neste ritmo, não teríamos sido capazes de detectar uma única mutação em apenas 50 anos, mas, na verdade vimos dois”.

A coautora do estudo, Dr.ª Michelle Alexander, da Universidade de York, acrescentou: “A única coisa de que todos sabíamos sobre mitocôndrias é que ela é quase exclusivamente passada da linha materna, mas nós identificamos pintinhos que herdaram a mitocôndria de seu pai, ou seja, o chamado ‘vazamento paternal’ pode acontecer em populações de aves. Ambas as descobertas demonstram a velocidade e o dinamismo da evolução quando observada ao longo de períodos curtos de tempo”.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência