Frutos geneticamente modificados que nasceram roxos são mais saudáveis, diz estudo

de Rafael Fernandes 0

Pesquisadores da University of Florida Citrus Research and Education Center modificaram o código genético do limão, tornando a fruta mais resistente e saudável para você, dando-lhe, de brinde, um novo colorido.

Os pesquisadores deverão publicar o trabalho na edição de janeiro do Journal of the American Society for Horticultural Science, de acordo com um comunicado da imprensa.

Os limões adquirem esta nova tonalidade roxa a partir de moléculas chamadas antocianinas, que também dão às amoras e ao vinho tinto seus tons específicos.

Ao adicionar genes a partir de uvas roxas e laranjas-de-sangue para limões mexicanos, os pesquisadores criaram um limão que poderia sintetizar suas próprias antocianinas. Os pesquisadores descobriram que os novos genes também mudaram a cor das raízes e folhas do limão.

Ainda não há referência alguma em relação ao fato dos ajustes genéticos alterarem ou não o sabor do limão. Mas, independentemente disso, poderia ser melhor para a saúde. Estudos anteriores demonstraram que as antocianinas são antioxidantes potentes que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer, doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Estes belos limões também poderiam ter um grande efeito sobre a indústria de cítricos da Flórida. Embora a Florida produza abundantemente as variedades mais populares de laranja e toranja (grapefruit), as laranjas-de-sangue não conseguem crescer por lá, pois precisam de um clima menos úmido com temperaturas noturnas mais frias. Durante anos, os produtores de laranja da Flórida têm se aventurado em descobrir como cultivar a laranja-de-sangue no popular “estado do sol”, mas ainda não encontraram uma maneira viável.

Estes limões geneticamente alterados, que contêm genes da laranja-de-sangue, podem representar o primeiro passo para o desenvolvimento de um novo tipo de laranja-de-sangue que poderia crescer mesmo no clima quente e úmido da Flórida.

A inclusão das laranjas-de-sangue à lista de cítricos da Florida poderia fornecer um fio de esperança para o prognóstico sombrio da indústria da área. Como a colheita de cítricos da Flórida cada vez mais é ameaçada por bactérias, os agricultores estão mais receptivos a versões resistentes da fruta. Isso poderia fazer com que fosse mais fácil que eles cultivassem versões modificadas de laranjas-de-sangue que – se prosperarem – aumentariam os rendimentos dos agricultores. Todavia, ainda não está claro se os consumidores estão tão entusiasmados.

Fonte: Popsci Foto: Reprodução / IFAS

Jornal Ciência