Fotógrafo captura uma raríssima “perfuração de nuvem”

de Bruno Rizzato 0

Apesar de parecer algo de autoria extraterrestre – para os mais entusiastas –, o raro fenômeno é chamado de Buraco de Fallstreak.

Quando a temperatura da água presente nas nuvens fica muito baixa, próxima ao congelamento, acontece uma “nucleação de gelo”, ou seja, o processo necessário para que os cristais sejam formados, solidificando o líquido.

Porém, se a água presente na nuvem estiver excessivamente pura, num estado chamado de “super-resfriada”, ela não irá congelar, permanecendo líquida. Para que o processo de cristalização e solidificação possa ser completo, é necessária a interferência externa.

Portanto, dependendo da extensão desta nuvem, apenas uma parte dela pode se solidificar e condensar, dando dá a impressão de que há um buraco enorme no meio de uma nuvem uniforme. O fenômeno impressiona não apenas por conta da raridade, como também pelas poucas oportunidades de registro.

Desta vez, David Barton, um fotógrafo australiano, conseguiu registrar o fenômeno, no início do mês, em Victoria, na Austrália. O fotógrafo publicou a imagem na rede social Reddit e ela, rapidamente, ganhou a web. Até esta publicação, as visualizações já ultrapassaram milhões de acessos.

Como se não bastasse o registro do raro fenômeno, Barton teve a sorte de registrar um arco-íris no meio da formação.

[ Mental Floss ] [ Foto: Reprodução / Big Mac Heart Attack via Reddit ]

Jornal Ciência