Fones de ouvido que NUNCA enroscam: estudante inventa fones à prova de nós

de Rafael Fernandes 0

Uma pessoa gasta, em média, três dias e meio de sua vida desembaraçando os fios de fones de ouvido.

Agora, uma estudante desenvolveu um par de fones de ouvido que, segundo ela, nunca ficarão enrolados por mais de três segundos. Os fones de ouvido Loopit podem ser usados como colar ou guardados no bolso e rapidamente desembaraçam porque os fones de ouvido ficam ligados ao conector de áudio.

fones-de-ouvido-que-nunca-enroscam

Vanessa Chan, estudante de graduação no MIT é a inventora. Atualmente a Re.design, a empresa que comercializa a invenção, busca 15 mil dólares de investimento e já ultrapassou a meta em 5 mil dólares, com os nove dias que ainda restam na campanha.

Loopit usa ímãs para ligar as extremidades dos fones de ouvido. Se os usuários colocarem o aparelho no bolso ou bolsa, uma simples chacoalhada é tudo o que é preciso para desembaraçá-los.

fones-de-ouvido-que-nunca-enroscam_02

“Quando eu era uma consultora de gestão, falava constantemente ao telefone”, disse Chan The Daily Pennsylvania, “Normalmente meus fones de ouvido ficavam no buraco negro da minha bolsa e eu passava tempo demais pescando-os, apenas para encontrá-los emaranhados com toneladas de nós. Isto me deixou louca várias vezes ao dia e eu pensei: ‘Tem de haver uma solução melhor para isso’. Com Loopit, podemos eliminar uma frustração diária sentida por milhões”.

A luz se acendeu para Chan depois que ela decorou um par de fones de ouvido da Apple de maneira que parecessem um colar, adicionando fechos magnéticos. Os usuários receberão o seu próprio par contribuindo com 35 dólares na campanha de arrecadação. A Re.design tem planos de aumentar o preço para 50 dólares em março, para quando está prevista a entrega do produto. 

“Eu lancei uma campanha de arrecadação inicial de 30 dias, a partir de 26 de janeiro com o objetivo de 15 mil dólares, o que vai permitir a reserva de estoques”, disse Chan.

“Colaboradores da arrecadação inicial do Loopit deverão obtê-lo com desconto. Se a arrecadação for bem-sucedida, eu quero trazer Loopit ao mercado a partir do mês de maio. Em novembro do ano passado, lancei a QVC na Conferência para as Mulheres na Pensilvânia. E, após obter essa arrecadação, pretendo vender o Loopit por 50 dólares no meu site e, se der certo, através da QVC (loja online).”

fones-de-ouvido-que-nunca-enroscam_03

O físico Robert Matthews, da Universidade de Aston em Birmingham realizou um estudo em 2014 que comprova a técnica de Chan prática e funcional. Matthews sugere que qualquer cordão, fio ou barbante que pode criar nós, fatidicamente, irá fazê-lo – basicamente a Lei de Murphy aplicada aos fios. Para testar se que o cordão sempre se embaraçará, pediu às escolas para realizarem experimentos, misturando cordões de diferentes comprimentos e, em seguida, repetindo o processo com cada corda tendo suas extremidades unidas, formando um círculo.

As crianças em Coundon Tribunal School, Coventry, realizaram doze mil testes com cordas que variam de tamanho entre 55 e 183 centímetros. Os resultados dos experimentos provaram que unir as extremidades do fone de ouvido reduz consideravelmente a chance dele embaraçar.

[ Daily Mail ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência