O fisiculturista que morreu de câncer por abusar de esteroides e comer 10.000 calorias diárias

de Merelyn Cerqueira 0

Dean Wharmby, 39 anos, do Reino Unido, dedicou vários anos de sua vida à melhora de seu físico. Para ganhar peso ele devorava uma série de lanches calóricos, além de fazer uso de esteroides. Logo, ele acabou desenvolvendo problemas de saúde e descobriu ter um tumor em seu fígado. 

Naturalmente ele interrompeu o uso dos esteroides e apelou para a medicina natural. Apesar de lutar expressivamente contra a doença, o tumor agressivo acabou resultando na morte do fisiculturista.

Conforme reportado pelo Daily Mail, Dean chegava a beber até 8 latas de energético por dia para conseguir ganhar peso. Obcecado pelo corpo ideal, ele chegava a ingerir diariamente uma dieta de 10.000 calorias, que incluíam hambúrgueres, pizzas e bacon. Além disso, também fazia o uso de anabolizantes com a finalidade de esculpir os músculos.

fisiculturista-morre-pelo-uso-de-esteroides_01

Após dedicar cinco anos de sua vida a essa rotina, ele descobriu o tumor maligno em seu fígado. No entanto, se recusou a fazer as sessões de quimioterapia, optando por curas espirituais, incluindo reiki. Dean chegava a ingerir até 200 comprimidos naturais por dia. Por um certo tempo, seu corpo até respondeu bem ao tratamento, fazendo o tumor diminuir.

Curado, ele resolveu retomar seus antigos hábitos. Enquanto trabalhava em uma academia como treinador, ele acabou entrando em colapso, precisando ser levado às pressas para um hospital. Assim, um ano depois, ele voltou ao seu estilo de vida saudável e natural, mas as coisas começaram a dar errado. Ele foi hospitalizado e os médicos informaram a família que ele tinha apenas três semanas de vida.

O tumor havia crescido de tal forma que era impossível para os médicos operá-lo. Assim, aos 39 anos de idade o fisiculturista acabou morrendo.

De acordo com a legista do caso, Lisa Hashmi, a causa direta de sua morte foi uso contínuo de esteroides. Além disso, com o grande consumo de açúcar e calorias (provenientes da alimentação e das bebidas energéticas), seu corpo foi intoxicado com este excesso, o que propiciou um aumento agressivo do tumor.

Como é de conhecimento geral, o uso de esteroides pode ser bastante prejudicial à saúde. Nos homens pode reduzir a contagem de espermatozoides, causar infertilidade, encolhimento dos testículos, disfunção erétil, calvície, acne e aumento do risco de câncer. 

Além disso, efeitos colaterais psicológicos também podem ser sentidos, como comportamento agressivo, mudanças de humor, comportamento maníaco, alucinações, delírios, depressão e outros distúrbios mentais.  

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência