Estudo diz que lencinhos umedecidos para bebês podem ser perigosos à saúde

de Merelyn Cerqueira 0

Para a maioria das mães, os lencinhos umedecidos são essenciais na hora de trocar o bebê, podendo ser extremamente úteis para os casos de emergência.

No entanto, de acordo um estudo publicado na revista Pediatrics, o produto pode estar causando uma série de reações alérgicas graves na pele das crianças. Com informaçoes da NBC News.

De acordo com a doutora em dermatologia e coautora do estudo, Mary Wu Chang, da Universidade de Connecticut, nos EUA, o problema por pode ser mais comum do que as pessoas percebem.

lencos-umidecidos

Segundo Chang, seis casos foram relatados sobre crianças que desenvolveram erupções misteriosas de pele.

A primeira delas, uma menina de oito anos, apareceu com manchas vermelhas ao redor da boca e nádegas. A princípio, os médicos trataram o caso com antibióticos e esteroides. Embora o problema tenha sido aliviado, ele sempre voltava.

Chang então resolveu olhar para o histórico médico da criança, considerando a possibilidade de uma reação alérgica. “O que me fez pensar nos lencinhos umedecidos era que a erupção cutânea estava no rosto e nas nádegas”, disse. “Então eu perguntei à mãe o que ela estava usando para limpá-la”.

A mãe lhe teria dito que realmente usava os lencinhos para higienização da filha.

Então, Chang se lembrou de um relatório que havia lido recentemente sobre um homem belga que havia desenvolvido uma reação alérgica a dois conservante químicos, conhecido como metil-cloroisotiazolinona / metilisotiazolinona (MCI / MI), que é muito comum em produtos de cuidados pessoais, higiene, cosméticos, etc.

A médica então testou a menina para alergia a MCI, recebendo um resultado positivo de retorno. Logo, quando a mãe interrompeu o uso dos lenços, viu que a alergia havia desaparecido.

Nos 22 meses seguintes, foram relatados outros cinco casos semelhantes no país, todos apresentando sintomas semelhantes. Entretanto, Chang afirma que ainda não é seguro dizer aos pais que evitem completamente os lencinhos umedecidos, embora recomende o uso de produtos alternativos.

“Eles são tão convenientes”, disse ela. “Eu tenho três filhos, então eu sei o quão difícil é fazer as mudanças, especialmente quando você está viajando. Mas talvez quando você estiver em casa, seria melhor usar um limpador mais suave e água. Dessa forma, você minimiza a exposição”.

Fonte: Diário de Biologia / AAP News e Journals Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência