Elefanta emociona ao levar seu bebê para conhecer os humanos que salvaram sua vida no passado

de Merelyn Cerqueira 0

Yatta tinha apenas um mês de vida quando ficou órfã. Criada por cuidadores humanos do Projeto Órfãos (Orphans Project), ela cresceu dentro de um santuário de proteção junto a outros elefantes na mesma condição.

Quando finalmente foi realocada para natureza, Yatta seguiu sua vida como uma elefanta de vida selvagem. No entanto, oito anos depois, ela retornou ao santuário para apresentar a seu bebê as pessoas que um dia lhe ajudaram.

Foto: Unsplash

Yatta reapareceu para uma ocasião muito especial. Como qualquer mãe orgulhosa, ela queria mostrar seu bebê para as pessoas que um dia salvaram sua vida.


É uma demonstração de absoluta confiança e afeto, ela trouxe seu bebê mais novo de volta para conhecer as pessoas que a salvaram”, disse um dos ex-zeladores de Yatta.


Embora seja comum que os elefantes façam isso, a experiência não deixa de ser incrível para os cuidadores.

Foto: David Sheldrick Wildlife Trust / Facebook

“Nós não apenas salvamos um bebê órfão e a criamos, mas ela voltou à natureza e começou sua própria família. Para os elefantes, a família é tudo – então não é surpresa que eles escolham compartilhar seu novo membro da família com seus ex-cuidadores humanos, pois eles são parte de sua família também”, disse Rob Brandford, um dos zeladores do santuário.

Além no bebê mais novo, Yatta também trouxe Yetu, seu primogênito.

Foto: David Sheldrick Wildlife Trust / Facebook

“Imagine nossa alegria quando ela escolheu compartilhar seu segundo nascimento conosco, retornando à sua antiga casa e família humana, para que pudéssemos fazer parte da celebração da chegada de seu novo bebê – um macho saudável”, disse um dos os cuidadores.

Foto: Sheldrick Wildlife Trust / Facebook

Felizmente, Yatta não foi o único elefante órfão a retornar para mostrar seus filhotes.

Duas das “irmãs” adotadas junto com Yatta também deram à luz recentemente, elevando a contagem total de bebês nascidos em ambiente selvagem para 28.

Foto: David Sheldrick Wildlife Trust / Facebook

“Estamos muito satisfeitos em testemunhar os órfãos começando a se expandir tão naturalmente. Não poderia haver maior presente para nós”, disse um zelador ressaltado o sucesso do projeto.

Fonte: Lifebuzz Fotos: Reprodução / Lifebuzz

Jornal Ciência