É verdade que teremos vários dias de escuridão total em dezembro?

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas continuam compartilhando uma notícia sobre um comunicado da NASA em relação a uma suposta escuridão total entre os dias 15 e 29 de dezembro.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Mas essa notícia não passa de uma (antiga) farsa! Não haverá nenhuma escuridão por aqui. Se você procurar na internet, pode verificar que muitos sites dão a mesma notícia desde 2014 em meses variados. Sites de notícias falsas como Huzlers.com, newswatch33, dentre muitos outros, publicam propositalmente notícias que não são verdadeiras para chamar a atenção. Esses sites afirmam que uma tempestade solar vai ser responsável pela escuridão, e que ela causaria “poeira e detritos espaciais” que se tornariam abundantes, portanto, bloqueariam a luz solar em 90%.

Isso é extremamente falso. Embora tempestades solares sejam fenômenos reais que ocorram devido a flutuações no campo magnético do Sol, não são como tempestades terrestres que podem espalhar poeira e sujeira. Ao invés de causar essa suposta escuridão, uma tempestade solar cria perturbações muito sutis na magnetosfera da Terra.

Esses sites, para completar a rede de mentiras, usaram uma declaração do integrante da NASA, Charles Bolden, que advertia famílias norte-americanas para se prepararem caso algum desastre natural – como terremotos ou furacões – atingisse o país. O texto cita essa declaração para apoiar a mentira.

Para se ter uma ideia do trabalho que essa mentira já deu, a NASA desmente essa suposta escuridão planetária desde 2012. Portanto, antes de compartilhar ou acreditar em alguma matéria publicada na internet, sempre procure outras fontes e cheque a veracidade das alegações em veículos de comunicação confiáveis. Existem muitos sites maldosos ou humorísticos que espalham notícias como essa todos os dias.

[ Independent ] [ Foto: Reprodução / Internet ]

Jornal Ciência